icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Viva a Praça Viva realiza atividades no Centro Histórico de JP

Evento ocorre neste sábado (3), até às 22h, e espera reunir cinco mil pessoas na Praça Dom Adauto com programações artísticas, culturais e gastronômicas

Publicado em 03/10/2015 às 17:43

Estimular o resgate da história da capital paraibana e incentivar a revitalização do centro histórico, assim como a utilização das praças públicas como espaço de lazer. Esta é a proposta do “Viva a Praça Viva - Encontre sua história”, realizado neste sábado no Centro Histórico de João Pessoa. Até às 22h serão promovidas diversas atividades artísticas, culturais e gastronômicas, concentradas na Praça Dom Adauto, para um público estimado em cinco mil pessoas.

A programação teve início às 16h com uma procissão em homenagem a Nossa Senhora do Rosário que sairá da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na Praça Dom Adauto. Em seguida, em um palco montando na praça, começam as apresentações de artistas como Jurandir do Sax, Grupo Camerata de Violão do IFPB, grupo de dança do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (João Pessoa), Grupo Parafolclórico Jacoca (Conde), Grupo Aruenda da Saudade (Pitimbu) e ainda o Coral Meninos de Lucena.

No Casarão 34 está sendo exposta gratuitamente ao público, além da mostra “João Pessoa ontem e hoje: a história continua”, composta por 40 fotografias que fazem um paralelo de fotos atuais e do século passado das ruas da Capital, também foram instaladas a mostra de artesanato das Sereias da Penha e a exposição do Clube do Carro Antigo para os amantes de relíquias, com a apresentação de antiguidades como Landau, Mustangue, fusca, Camioneta Ford

A gastronomia também é destaque no Viva a Praça Viva, que traz mais uma edição do Feira Livre. Com preço populares que variam de R$ 5 a R$ 20, o público pode degustar o melhor da gastronomia paraibana, em food trucks, enquanto aproveita as exposições de artesanato, carros antigos, fotografias, telas, curtas metragens e de trajes de época. Também estão programadas contação de história, palestras, apresentação de artes cênicas e circences, concertos, apresentações musicais e culturais.

De olhos nas opções de comida gourmet, o biólogo Fagner Delfim levou toda a família para prestigiar o evento. “Não esperava que o evento fosse tão grande. Além da comida, vamos aproveitar para dar uma olhada também nas exposições”, contou. O administrador de empresas, Leonardo de Lima, foi outro dos que aproveitou para vir com a família, que inclui a esposa uma uma buldogue inglesa, chamada Charlote.

O projeto Viva a Praça Viva é resultado do trabalho de conclusão da 10ª turma do curso de Formação de Empreendedores em Eventos 2015, promovido pelo Sebrae Paraíba com o apoio do grupo São Braz. Durante seis meses, o grupo recebeu capacitação de profissionais da cadeia produtiva de eventos com a proposta de especializar o mercado paraibano e estimular a formalização da categoria.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o evento espera entrar no calendário da capital mostrando à população as opções de lazer oferecidas pelo centro histórico da cidade. “Este é um evento para toda a família, que atende desde criança ao idoso. Queremos resgatar nossa história e mostrar o potencial dos equipamentos históricos para população, além de incentivar a revitalização dos espaços”, destacou Regina Amorim.

PROGRAMAÇÃO VIVA A PRAÇA VIVA

16h às 22h - Feira livre – Comidinhas de Chef (Praça Dom Adauto)
16h às 22h - Programa de Artesanato da Paraíba (Praça Dom Adauto)
16h às 22h - I Exposição de Carros Antigos (Av. Dom Pedro)
16h45 às 17h - Igreja do Carmo Procissão do Rosário da época com banda 5 de Agosto
17h15 - Orquestra Sinfônica de João Pessoa (Palco)
18h - Jurandir do Sax (Praça Dom Adauto)
18h15 - Coral Meninos do Conde (Percurso)
19h - Belle Soares (Palco)
19h20 - Grupo de Danças Especiais Helena Holanda (Palco)
19h50 - Percurso Grupo de Cultura Afro Aruenda da Saudade de Pitimbu (Palco)
20h20 - Camerata de Violões Do IFPB (Palco)
20h50 - Grupo Parafolclórico Jacoca do Município de Conde (Palco)

Casarão 34

16h às 22h – Exposição Fotográfica “João Pessoa Ontem e Hoje: A história continua”- João Pedro
16h às 22h - Exposição de Telas “João Pessoa, Minha Cidade” - Alunos de Escolas Municipais do Centro de João Pessoa
16h às 22h - Exposição de Telas “Filipéia” - Jonas Lourenço
16h às 22h - Exposição de Artesanato “Sereias da Penha” Projeto do Programa de Artesanato de João Pessoa

Academia Paraibana de Letras

16h às 20h - Jogos de mesa para Educação Patrimonial 1
16h30 e 17h30 - Contação de histórias e brincadeiras integradas
16h - Curta-Metragem Augusto dos Anjos
16h30 e 19h30 - Curta-Metragem Contínuo - Um contínuo no espaço tempo de Carlos Ebert e Odécio Antônio
17h30 e 18h30 - Curta-Metragem Álbuns da Memória - A fotografia na Paraíba de Elisa Cabral
17h - Palestra Memórias e Patrimônios da Paraíba: O olhar do IPHAN
18h - Palestra ‘Memóriajoãopessoa.com’
19h - Palestra IPHAEP
20h - Palestra IAB

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp