icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Vigilância começa fiscalização em estabelecimentos por perigo de intoxicação por metanol na PB

De acordo com a Agevisa, fiscalizações foram liberadas desde a quinta-feira (2) em João Pessoa e Campina Grande.

Publicado em 03/10/2025 às 19:45


				
					Vigilância começa fiscalização em estabelecimentos por perigo de intoxicação por metanol na PB
Vigilância começa fiscalização em estabelecimentos por perigo de intoxicação por metanol na PB - Foto: Freepik.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) já iniciou as fiscalizações em bares e restaurantes pelo perigo de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas no estado. De acordo com o diretor-geral do órgão, Geraldo Moreira, as inspeções em bares e restaurantes foram liberadas desde a quinta-feira (2).

Segundo o diretor, apesar de não haver notificações de casos de intoxicação por metanol no estado até o momento, diversos órgãos de controle já se reuniram para antecipar eventuais casos.

Entre as providências adotadas por esses órgãos, além das fiscalizações em bares e restaurantes, está também a emissão de notas técnicas de como proceder em caso de teste positivo para o produto nos corpos das pessoas e também no caso de estabelecimentos portarem bebidas adulteradas.

“Desde quando surgiu o primeiro caso em São Paulo, nós já nos reunimos com Secretaria de Estado de Saúde e outros órgãos para providenciar notas técnicas e informações a todas as unidades de saúde, a toda rede hospitalar, fazer de imediato a notificação, para com isso fazer a investigação”, disse.

O diretor da Agevisa disse ainda que segunda-feira (6) uma reunião está marcada com os órgãos competentes para reforçar o enfrentamento de eventuais casos na Paraíba. Ele disse ainda que todas as vigilâncias dos municípios já foram notificadas para redobrar a atenção e começar as fiscalizações no estado.

Nesta sexta-feira (3), em João Pessoa, uma fiscalização foi feita em João Pessoa em um evento de grandes proporções que vai ser realizado no sábado (4). De acordo com o Procon-JP a fiscalização é em caráter preventivo e foram conferidos os fornecedores das bebidas do show e a origem dos produtos. Lacres e rótulos foram fiscalizados.

LEIA TAMBÉM

Abrasel orienta bares e restaurantes a ter atenção aos produtos

O presidente da entidade que representa bares e restaurantes na Paraíba, a Abrasel-PB, comandada por Arthur Lira, disse que os bares e restaurantes devem ter atenção redobrada com os produtos que vende, sempre checando a procedência das bebidas.

“A primeira coisa é a procedência na compra. Nós aqui na Paraíba temos grandes fornecedores, distribuidores idôneos, de muito tempo no mercado. Que os estabelecimentos procurem essas empresas, que por sua vez estão checando a procedência da compra deles, comprando diretamente das fábricas”, ressaltou.

Em relação aos detalhes das embalagens em si, o presidente disse que qualquer coisa fora do comum em relação ao lacre já deve ser olhado com desconfiança.

“A segunda coisa é a fiscalização, desde o lacre da caixa, a embalagem, desconfiar de qualquer coisa que leve à mínima suspeita. Havendo qualquer embalagem com qualquer suspeita, na mesma hora chamar as autoridades para que sigam essa trilha até chegar nos fabricantes clandestinos”, disse.

Em todo o Brasil, até o momento, foram notificados 113 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. 12 mortes também foram confirmadas no país. Em Pernambuco, estado vizinho à Paraíba, 6 casos foram registrados e uma morte. Os dados são do Ministério da Saúde.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp