Dia Mundial do Gato: os bichanos mais famosos da cultura pop

Listamos os sete gatos mais famosos dos quadrinhos, séries e cinema. 17 de fevereiro é o Dia Mundial do Gato.

17 de fevereiro é o Dia Mundial do Gato, e para marcar a data fizemos uma lista com os bichanos mais famosos da cultura pop. Como dizem que eles têm sete vidas, a lista tem esse mesmo número de gatos.

Garfield 

Começando com o preguiçoso, fã de lasanha e de pêlo alaranjado. Garfield é o gato do Jon e inferniza a vida do cachorro Odie. Ele foi criado por Jim Davis, em 1978. O nascimento foi em tirinhas de jornais, que foram publicadas em mais de 200 países, mas ganhou as telas da TV e também do cinema. Os filmes do gato saíram no começo dos anos 2000, e aqui no Brasil o ator Antonio Callloni deu voz ao personagem.

Félix 

Vamos voltar um pouco no tempo para trazer um gato de mais de 100 anos. Félix foi criado em 1919, apareceu na época do cinema mudo, ganhando uma popularidade semelhante aos filmes da época. Depois ele deixa o cinema e vai parar na TV, a partir dos anos 1950. No Brasil, ela aparece inclusive em livros de Monteiro Lobato, como ‘Reinações de Narizinho’. 

Gato de Cheshire 

O gato de Cheshire, personagem misterioso,  de Alice no País das Maravilhas, que tem como principal característica o sorris, tanto que ele conhecido também como o gato que ri. Ele se popularizou com o filme da Disney, mas também está presente na versão live action dirigida por Tim Burton.

Manda-chuva 

Manda-Chuva é o líder de uma gangue de gatos de rua, que estão sempre tentando ganhar dinheiro por meio de algum golpe, e são perseguidos pelo guarda belo. A produção da Hanna-Barbera é dos anos 60 e fez sucesso por muito tempo. A geração que foi criança nos anos 1990, por exemplo, teve a oportunidade de acompanhar a produção. Uma curiosidade é que na versão nacional o gato é dublado por Lima Duarte.

Salem 

Personagem de ‘Sabrina, aprendiz de Feiticeira’, Salem é um gato preto falastrão, dono de um humor peculiar. Na nova versão da série, lançada pela Netflix, o personagem foi alterado, e não fala mais.

Frajola

Se perguntamos quem é o gato Sylvester, muita gente não vai saber. Mas se falarmos, ‘eu acho que vi um gatinho’, todo mundo sabe que estamos falando do Frajola. Personagem do Looney Tunes, o felino preto e branco leva a vida tentando caçar o Piu-piu e se dando mal. Ah, Sylvester é o nome original dele. (Convenhamos que Frajola é muito melhor) 

Tom 

Encerrando a lista, Thomas, vulgo Tom, que junto com o Jerry forma uma das duplas mais conhecidas da cultura pop. A dupla foi criada em 1940 pelos gênios da animação William Hanna e Jospeh Barbera (antes dos dois formarem o próprio estúdio), com as animações sendo produzidas inicialmente pela MGM. Tom e Jerry atualmente estão com a Warner e, inclusive, tiveram  um filme no ano passado. Por falar em filme, a dupla ganhou sete vezes o Oscar de melhor curta de animação;