CULTURA
Academia lança edital de vagas
Abertura do edital foi motivada pela falta de inscrições para a cadeira nº 4 e morte do ocupante da cadeira nº 21, diz presidente.
Publicado em 18/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/06/2023 às 12:25
A Academia de Letras de Campina Grande lançou esta semana o edital para as inscrições em duas vagas do quadro de acadêmicos que compõe a instituição. As vagas correspondem à cadeira nº 4 (que tem como patrono o professor José Lopes de Andrade) e à cadeira nº 21 (que tem como patrono o professor Manoel de Almeida Barreto).
De acordo com o texto, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março na sede da instituição campinense (localizada na Av. Floriano Peixoto, 718, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h. As inscrições serão formalizadas mediante o pagamento de uma taxa de R$ 200,00 e um requerimento constando o currículo do candidato, bem como as cópias de obras inéditas ou publicadas pelo autor.
Segundo o presidente da Academia de Letras de Campina Grande, o escritor Ailton Elisiário de Sousa, a abertura do edital foi motivada pela falta de inscrições para a cadeira nº 4 no pleito organizado após a morte da então ocupante, a professora Wanda Elizabeth, em 2011, e pelo surgimento da vaga da cadeira nº 21 após a morte do professor Celso Pereira, em 2012.
"Atualmente, das 40 cadeiras da instituição, quatro ou cinco ainda estão aguardando a posse de seus novos membros", revela o presidente, atualmente na dianteira da Academia de Letras fundada em Campina Grande em 9 de abril de 1981.
De acordo com Ailton Elisiário de Sousa, ainda não há data prevista para a realização das eleições para as vagas. Dois projetos, porém, estão marcados para discussão entre os acadêmicos: a criação de um site oficial e a articulação de uma programação social que irá ocorrer durante o Maior São João do Mundo, no Parque do Povo.
Comentários