icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Arrasta-pé no memorial

São João Batista é homenageado nesta quarta-feira (4) na Casa de Cultura e Memorial Severino Cabral em Campina Grande.

Publicado em 04/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:20

João Batista está presente em quatro Evangelhos da Bíblia.

Profeta, batizou muitos judeus, incluindo Jesus Cristo, no rio Jordão. Dia 24 deste mês é comemorado o seu dia, pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento.

O santo é homenageado nesta quarta-feira, a partir das 19h, na Casa de Cultura e Memorial Severino Cabral (r. Getúlio Vargas, 343, Centro), em Campina Grande. Uma prévia para o 'Maior São João do Mundo', que acontece anualmente no Parque do Povo.

Batizada de São João do Carneirinho (outro nome atribuído ao personagem histórico), haverá no festejo gratuito uma procissão com sanfoneiros, várias bandas para o 'chiado na chinela', além das típicas danças juninas como a quadrilha, o casamento coletivo dos casados e encontro das referências populares com a modernidade.

Com concentração às 19h, na Praça da Bandeira, a Procissão dos Artistas se dirigirá ao memorial, contando com a tradicional valsa do casamento e a participação especial do ator Júlio Rolim.

Já no Memorial Severino Cabral, às 20h será o início dos louvores ao homenageado da festa e do casamento coletivo dos casados.

A partir das 20h30, começará um desfile de danças populares com vários ritmos: a Folia de São João, da Cia. Livre (dirigido por Mauro Araújo), Camaleão, do Raízes (direção de Ronildo Cabral), os Tropeiros da Borborema traz Xote (dirigido por Gerson Brito), Acauã da Serra mostrará Araruna (de Agnaldo Barbosa), o Baião do Caetés (dirigido por Rosilene Gorgônio), o Coco do Caísca (de Alexandre Felizardo) e o Forró de Originis (com direção de Marco Antônio).

Também haverá as apresentações das quadrilhas juninas como o Arraial da Felicidade, da Lenira Rita, Mistura Gostosa, de Joelder Grispino e a Quadrilha da Saudade, de Raimundo Formiga.

O evento ainda conta com a Sanfonada do Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com coordenação da professora Patrícia Lucena e sob a direção dos professores João Batista e Edgley Miguel, além da banda de Zé do Pífano.

Às 22h, haverá mais 'chiado na chinela' com um trio de forró pé de serra agitando com um repertório de tradicionais 'hinos nordestinos', sempre presentes na época.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp