icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Caixa reúne os primeiros filmes de Stanley Kubrick em blu-ray

Integram a caixa Medo e Desejo (1953), A Morte Passou Perto (1955), O Grande Golpe (1956) e Glória Feita de Sangue (1957).

Publicado em 29/03/2016 às 9:42

O diretor Stanley Kubrick (1928-1999) chegou ao Olimpo dos grandes diretores de cinema utilizando como cartão de embarque obras-primas do quilate de 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980).

De filmografia curta, mas extremamente valiosa, o diretor americano deixou apenas 13 longas-metragens. Boa parte deles é bastante conhecido do público, como Spartacus (1960) - lançado recentemente em blu-ray com uma ótima cópia em alta definição -, Lolita (1962) e Nascido para Matar (1987), entre outros.

Os quatro primeiros longas do diretor ganham, esta semana, um lançamento importante em alta definição. Compilados no box em blu-ray Kubrick Essencial (Versátil, R$ 89,90, exclusivo na Livraria Cultura), Medo e Desejo (1953), A Morte Passou Perto (1955), O Grande Golpe (1956) e Glória Feita de Sangue (1957) saem em versões restauradas.

Os filmes são acompanhados por duas horas de extras, material que disseca os títulos da caixa, e três curtas feitos pelo diretor nos anos 1950 - O Padre Voador, Os Marinheiros, O Dia da Luta -, tudo em HD.
Até pouco tempo atrás, Medo e Desejo era pouquíssimo conhecido. Rejeitado pelo diretor, que costumava classificar o filme que dirigiu aos 24 anos como uma "experiência amadora", o primeiro longa-metragem de Kubrick era raríssimo já que, em vida, o cineasta proibiu que ele circulasse.

Em 2013, o filme sobre um grupo de soldados que, encurralados em linhas inimigas, enfrenta seus medos e desejos, teve sua cópia restaurada distribuída comercialmente nos meios digitais. No Brasil, chegou a ser lançado em DVD e blu-ray pela Continental.

Divididos em dois temas, guerra (disco 1) e policial noir (disco 2), Medo e Desejo compartilha com Glória Feita de Sangue o segundo disco da caixa dupla. O filme de 1957 é a grande obra-prima do pacote. O ator Kirk Douglas (que mais tarde voltaria a trabalhar com o diretor em Spartacus), vive um coronel que defende seus subordinados contra uma ordem abusiva de seu general, durante a Primeira Guerra Mundial.

Coube ao disco 1 reunir os filmes noir de Stanley Kubrick. Como documentado nos extras, o ótimo O Grande Golpe é fortemente influenciado por um grande clássico do noir, Segredo das Jóias, lançado seis anos antes. O diretor até pegou o astro do filme de John Huston emprestado, Sterling Hayden, para narrar a história de um grupo que pretende assaltar um jóquei-clube.

O outro é A Morte Passou Perto, um noir bem estilizado, que bebe de várias fontes, sobre um lutador de boxe que conhece uma dançarina no momento em que ela é atacada por seu patrão.

Kubrick Essencial quase fecha a filmografia do diretor em blu-ray no Brasil. Com exceção de Dr. Fantástico (1964), todos os outros foram lançados por aqui em alta definição, sete deles através de uma caixa da Warner Home Vídeo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp