CULTURA
Centenário do Rei do Baião é comemorado no Forró Fest
Forró Fest passará pelo Conde, Guarabira, Alagoa Grande, Sousa, e Campina Grande, que receberá a finalíssima do festival.
Publicado em 01/05/2012 às 6:30
Fazendo jus ao batismo do troféu, o Asa Branca alçará o 24º voo para mais um Forró Fest, o tradicional evento que reúne autores, compositores e intérpretes para enaltecer a música popular nordestina. Por falar na clássica música que é um dos hinos da região, a edição 2012 homenageará o eterno 'Rei do Baião' Luiz Gonzaga (1912-1989) no ano de seu centenário de nascimento.
Realizado pela TV Paraíba e TV Cabo Branco, emissoras da Rede Paraíba de Comunicação, o público do Brejo, Sertão, Agreste e o Litoral paraibanos vão conferir as músicas finalistas em cinco eliminatórias. A cidade do Conde, no Litoral Sul da Grande João Pessoa, será a primeira a receber o maior festival de música nordestina no próximo sábado. Para promover o arrasta-pé, enquanto o vencedor das 12 músicas classificadas será decidido pela comissão julgadora, sobem ao palco Dorgival Dantas, Luan e 'rei do forró' Alcymar Monteiro.
No dia 15 será a vez de Ton Oliveira, Forró Bakana e Três Desejos embalarem a festa em Guarabira. Dia 19, Alagoa Grande – a terra de Jackson do Pandeiro (1919-1982) – entra no mapa do circuito neste ano. O Brejo paraibano receberá a sanfona de Amazan junto com o grupo Forró da Xêta, que também será atração de Sousa na última eliminação, dia 26, aliado ao som da Banda Encantu's e Três Desejos. Tradicionalmente, Campina Grande receberá a grande final do Forró Fest, no dia 2 de junho.
Na 'Rainha da Borborema', as 12 músicas selecionadas pelo júri nas quatro eliminatórias competirão para as três primeiras colocações. Para o 1º lugar uma moto Honda XRE 300, para a 2ª colocação uma Honda CB 300 e o 3º lugar receberá uma Honda Bros 150 ESD, além do prêmio de R$ 3 mil para o melhor intérprete do festival.
FORRÓ DEMOCRÁTICO
“O festival fala por si só, porque ele é único”, enaltece o cantor e compositor Ton Oliveira, uma das atrações do evento. “O mais importante é a democratização do Forró Fest, onde qualquer pessoa pode participar.”
O artista, que prepara o disco-homenagem No Ton de Seu Luiz (com previsão de lançamento para o período junino), não deixará de fora obras de Gonzagão como "Pra te matar de cheiro" e "Xote ecológico".
"O Forró Fest é um exemplo de fruto do trabalho bem feito e com seriedade", atesta o sanfoneiro Amazan. "É o forró mostrando a sua força em gênero e produção", lembrando que o festival revelou nomes como Niedson Lua.
Além de músicas de seu mais recente disco, Só Alegria, Amazan vai colocar no fole da sanfona músicas do 'Rei do Baião' que escutava desde pequeno, como os clássicos "Olha pro céu" e "Riacho do navio".
Comentários