Cineasta e professor Manoel Clemente morre aos 90 anos

Manoel Clemente morreu em João Pessoa, onde vivia.

Manuel Clemente morre aos 91 anos. Foto: divulgação/UFPB.

O cineasta e professor aposentado Manoel Clemente morreu nesta quinta-feira (4) aos 90 anos. A morte de Clemente aconteceu em João Pessoa, onde ele vivia, e as causas não foram reveladas.

Manoel foi uma figura importante para a comunicação e o cinema na Paraíba. Ele ingressou como docente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1980 e exerceu a docência no Departamento de Comunicação (DECOM), do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, até sua aposentadoria, em 2003.

“Ele acompanhou as gerações de jovens que queriam fazer cinema porque ele tinha uma habilidade fantástica que era cinegrafia”,  comentou João de Lima, presidente da Associação Paraibana de Cinema. “Praticamente formou todos esses jovens que vem dos anos 70 pra cá, com interesse na arte fotográfica, não só foto fixa como foto animada. A cinematografia propriamente dita”, completou João.

Manoel Clemente atuou como diretor de fotografia do clássico documentário ‘O País de São Saruê’, de Vladimir Carvalho. Exerceu a mesma função em filmes como ‘A Bolandeira’, ‘Pedra da riqueza’, ‘Menino de Engenho’, ‘Fogo Morto’ e ‘Romeiros da Guia’.

Ele fez mestrado em cinema na Universidade de São Paulo, sua dissertação de mestrado se transformou no filme documentário ‘Epopéia do Sisal’, de 1993.

19 cientistas da UFPB estão entre os melhores pesquisadores do mundo, diz o AD Scientific Index 2023
UFPB lamenta a morte de Manoel Clemente. Foto: Divulgação

A UFPB lamentou a morte de Manoel na tarde desta quinta (4), confira a nota de pesar abaixo. “Seu falecimento deixa consternada a comunidade universitária e enluta também o cenário do audiovisual paraibano”, diz a instituição em nota.