CULTURA
Cineport 2011: veja programação dos primeiros dias
Conheça a programação dos dois primeiros dias do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que tem início no dia 19 de setembro.
Publicado em 13/09/2011 às 6:00
Audaci Junior
Na próxima segunda-feira (19) começa a 5ª edição do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (CinePort), em João Pessoa, e vai até o dia 25. O país homenageado será Cabo Verde, de onde virá uma das atrações musicais: a cantora Sara Tavares.
Outro artista oriundo do país africano é o diretor Leão Lopes, que será homenageado junto com a portuguesa Inês de Medeiros, o cineasta mineiro Joel Zito, e a atriz e diretora paraibana Marcélia Cartaxo.
Uma das presenças especiais no evento é da escritora Pilar del Rio, viúva do Nobel português José Saramago. Ao longo do evento, na sala Vladimir Carvalho, serão exibidas as produções que concorrem ao troféu Andorinha e Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano.
Na terça-feira, a organização divulgou a primeira tabela de programação, mas, como algumas atrações ainda não estavam confirmadas, foram enviadas correções.
Confira a programação dos primeiros dias:
DIA 19 – Segunda-feira
19h30
Inauguração da Sala Vladimir Carvalho
O Festival Cineport inaugura na Usina Cultural Energisa a sala Vladimir Carvalho. A sala é uma homenagem ao cineasta e documentarista paraibano, que integrou o movimento Cinema Novo, tornando-se um dos mais importantes cineastas brasileiros pela sua cinematografia documentária inovadora.
19h45
Livraria da Usina
Lançamento do Livro
Um Olhar na Música Popular - Cristina Granato
O livro comemora as três décadas de vida profissional da jornalista e fotógrafa Cristina Granato, detentora de uma obra documental de alta relevância sobre a vida musical e cultural carioca. As imagens registradas por Cristina contam a história da música popular brasileira nos palcos do Rio de Janeiro desde 1978.
Ensaios de Cinema – L.G. de Miranda Leão
20h
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Prêmio Energisa – FIC
Negócio de menino com menina, de Marcus Vilar – 8’
As folhas, de Deleon Souto –14’
Borra de café, de Aluizio Guimarães – 18’
Antoninho, de Laércio Ferreira – 24’
Um céu de boca beijada, de Pablo Maia – 7’
Cinemameu, de Rodrigo A. Quirino – 13’
Escravos de Jô, de Daniel Araújo Rodrigues – 20’
Tenda Andorinha
Abertura do Festival CINEPORT
PARAIWA - Pontão de Cultura da Caatinga
O Pontão de Cultura Digital - MultivisualNet Caatinga é um projeto do Paraiwa - Coletivo de Assessoria e Documentação com o patrocínio do Ministério da Cultura - Secretaria de Cidadania Cultura - Programa Cultura Viva, que tem o objetivo capacitar 105 jovens e 35 professores, em Tecnologia da Informação e Comunicação, capacitando-os no uso de recursos da linguagem audiovisual, de 6 municípios da Paraíba e 1 de Pernambuco, produzindo conteúdos multimídia sobre o Bioma Caatinga.
Filme - Catolé do Rocha - Casa do Beradêro – 5’
Cabo Verde - País Homenageado
Fragmentos de Mindelo
Mindelo é a capital cultural de Cabo Verde. Gerações de escritores, pintores, cantores, intelectuais constituiram ao longo do tempo a expressão máxima da arte e do pensamento cabo-verdiano. Fragmentos da vida de seus habitantes revelam a força de sua história, a beleza de sua criatividade e sobretudo a resistência contra os flagelos da vida mindelense, porto de encontro de diversas nacionalidades. Dona Valentina é uma sábia senhora cuja vida se confunde com a própria história recente do país; Ribeira Bote, zona marginalizada que se proclama o estopim da independência nacional; Trazêm um Cosa narra através de um bidón as relações com os vários nós da diáspora cabo-verdiana; Piknim Senegal traz os encontros culturais entre os senegaleses diaspóricos e os habitantes da ilha; Mandingas, a expressão carnavalesca mais emblemática de Cabo Verde; Casalata, conta-nos dos mindelenses que fazem com lata o seu espaço de moradia e de vida.
22h
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Prêmio Energisa – FIC
PARAIWA - Pontão de Cultura da Caatinga
Filme – Movimento estudantil de 69 – 5’
Metafísica, de Eduardo Gomes – 12’
Direita, de Marcelo Quixaba Gonçalves – 5’ 13”
Viventes, de Jacinto Moreno – 18’
Na companhia dos faisões, de Silvio Sá – 17’
P.S. Dama, de Everaldo Vasconcelos – 27’
Mais denso que sangue, de Ian Abe – 15’
O hóspede, de Anacã Agra e Ramon Porto Mota – 17’
Tenda Andorinha
Sessão Andorinha Filme Vencedor
Melhor Atriz Coadjuvante – Catarina Wallestein (Portugal)
Filme - Um amor de perdição
Esta poderia ser a história de um encontro entre Simão (Tomás Alves) e Teresa (Ana Moreira), sob fundo de conflito entre duas famílias da burguesia portuguesa. Simão é um adolescente quase criança, solitário, intran
23h
Tenda Música
Show: Udigrudi Paraibano Livre
O músico FábbioQ e a jornalista Olga Costa apresentam show com um time de músicos do Udigrudi paraibano no palco do 5º Cineport.
DIA 20 – Terça-feira
10h
Tenda Andorinha
Sessão Andorinha Criança
Filme:
Xuxa em O Mistério de Feiurinha
Diretor:TizukaYamazakiElenco: Xuxa Meneghel, SashaMeneghel, Bernardo Mesquita, Bruna Marquezine, Angélica, Luciano Huck, Luciano Szafir, Giulia Gam. Produção: Xuxa Meneghel, Mônica Muniz, Luís Cláudio Lopaz MoreiraRoteiro: Claudio Lobato, Gabriela Amaral Trilha Sonora: Ary SperlingDuração: 82 min. País:Brasil
16h
Tenda Andorinha
Sessão DOC TV CPLP
PARAIWA - Pontão de Cultura da Caatinga
Filme – Leso – 5’
Equipe Cultura Viva: Profº João Vital; José Cassiano; Brunha Thaís; Maria da Conceição; Solange Sena; Juliana Lopes
Nos trilhos Culturais da Angola Contemporânea, de Dias Jr. – Angola
Os traços culturais e etnográficos das populações adjacentes ao percurso ferroviário transcontinental, Caminho de Ferro de Benguela, que parte do Lobito até ao Luau, é retratado em diário de bordo, numa emocionante viagem, do ator, pesquisador Orlando Sérgio. As motivações, as vivências relatadas pelos passageiros que a cada estação trazem a novidade de outras paragens, as histórias contadas pelos reformados funcionários da companhia, as manifestações culturais das populações dando boas vindas aos passageiros, o comércio, a variação do tipo de infraestruturas de cada local, a paisagem não tocada pelo homem, onde são visíveis as riquezas da fauna e da flora de Angola, levam o pesquisador a observar a interessante interação dos intervenientes da linha ferroviária de Benguela.
Exterior, de Maíra Bühler e Matias Mariani - Brasil
Um líbio descobre durante uma vigem de férias que sua mulher está com câncer, um sul africano narra sua participação na guerra de Angola, um bibliotecário espanhol conta suas desventuras amorosas, uma tcheca desenha sua cela no quadro negro. Esses são fragmentos de histórias reunidas em Exterior, um filme sobre a vida pessoas muito diferentes que tem em comum o fato de estarem atualmente presas no estado de São Paulo e serem estrangeiras.
Após um detalhado trabalho de pesquisa realizado durante 2 meses com dezenas de internos da Penitenciária Cabo P. M. Marcelo Pires da Silva e da Penitenciária Feminina da Capital, os diretores Maíra Bühler e Matias Mariani mergulharam no mundo interior da instituição, em toda a sua caleidoscópica diversidade cultural e humana.
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Prêmio ENERGISA –DOC
PARAIWA - Pontão de Cultura da Caatinga
Filme – Leso – 5’
Contador de Filmes, de Elinaldo Rodrigues - 15’
Pedro Perilima, de Ian Costa – 13’30”
Erwartung, As moças do Cabo Branco, de Didier Guigue – 7’22”
Reciclando Formas: A arte de Ana Christina Cabral,de Laurita Caldas–5’
Olhar Particular, de Paulo Roberto – 10’40”
Sobre Vidas, de Deleon Souto – 9’
RockheavyPB, de ZakiDallison de Almeida – 12’
No meu pé de parede, de Rafael Lins do Egito – 15’
18h
Livraria da Usina
Lançamento dos Livros
Bazófias(livro e cd) – Beto Brito – 17h
Revista Cine Nordeste, edições 1,2,3, 4 – 18h
Tenda Andorinha
Sessão Panorama CINEPORT DOC
Filme - Éden, direção Daniel Blaufuks.
Éden começa com uma viagem pelos tempos áureos da sétima arte, em Mindelo, pela voz de testemunhos de vários cinéfilos ligados à história dos cinemas Éden-Park e Park Miramar, para ancorar nas primeiras aventuras cinematográficas levadas a cabo na ilha, no final dos anos 40, inícios de 50, por um grupo de atores amadores - o Cineclube de Amadores. Dos quatro filmes realizados na época, em Mindelo - "A Força da Cobiça", -"O Guarda Vingador", - Tchang, o Terror de Mindelo" e "O Segredo de Um Coração Culpado", apenas o primeiro sobreviveu às vicissitudes do tempo. E é a relação entre este filme-mistério, as suas personagens e o histórico (hoje saudoso) cinema Éden-Park que serve de base ao documentário.
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Prêmio Energisa – DOC
Irmãs, de Gian Orsini – 16’
O diário de Márcia Bertrand lira- 20’
Barras e barreiras, Retratos de Kelly Alves Riccardo Migliore - 38’
NaturezaIrene Callan / Duração: 3’ 30”
Uma ciência encantada, de Chico Sales - 20’
O guardião, de Maria Livia Cunha Cavalcanti de Almeida – 17’
20h
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Panorama cineport – FIC
Filme, O pais do desejo, direção de Paulo Caldas
Elenco: Gabriel Braga Nunes (César), Germano Haiut (Dr. Orlando), Fábio Assunção (padre José), Maria Padilha (Roberta)
Sinopse: Durante uma viagem, uma pianista clássica com problema nos rins é internada. Ela conhece um padre, por quem acaba se apaixonando.
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Prêmio ENERGISA - FIC
A fábrica de gravatas, de Érik Medeiros de Souza – 10’10”
Onze zero dois, de thiago trapo e caio dias – 17’ 23s
As cidades e o céu, de Fernando de oliveira morais – 5’44”
Taxi, de Jacinto Moreno - 15’
Saudade da casa amarela, de Ivanildo Gomes e Janeide Costa - 27’
Lavagem, de shiko – 20’
A felicidade dos peixes, de Arthur Lins – 24’
22h
TENDA ANDORINHA
Sessão PANORAMA CINEPORT DOC
Filme Casa Nove, de Luis Carlos Lacerda,
O filme remonta através de depoimentos a efervescência cultural dos anos 1970 que freqüentava uma casa no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro. A fauna ia desde a atriz Sônia Braga, que passava texto com crianças da vila a JadsMacalé, que criou clássicos da MPB nos cômodos do lugar. O conjugado de dois andares também serviu como quartel-general para pernambucanos e paraibanos que vieram tentar a vida no Rio de Janeiro.
Sala Vladimir Carvalho
Sessão Panorama cineport – DOC
Travessia, de KennelRogis – 13’50”
A caixa d’agua do sertão, Diassis Pires – 32’
Tocando um baixo, de Katiane dos Anjos – 15’
Casa de lirismo, de Thomas Freitas – 18’
O velho do rio, de Leonardo Alves de Oliveira – 20’
O povo da foto, de Hiram de Castro – 15’23”
23h
Tenda Música
Show: Beto Brito
Atualizada às 11h53 do dia 16/09/2011
Comentários