icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Companhia de palhaças apresenta peça gratuita em João Pessoa

Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, tem sessões de teatro gratuitas durante o fim de semana.

Publicado em 24/07/2015 às 6:00

“O espetáculo é uma ida de palhaças à praia”, resume a atriz Karla Concá, a palhaça Indiana na montagem Tem Areia no Maiô, que será apresentada gratuitamente nesta sexta-feira, com sessões no sábado e domingo, às 17h, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.

Escrito por Denise Crispun e dirigido por Beto Brown, o espetáculo foi o primeiro da Cia. As Marias da Graça, com estreia em 1992. A produção acompanha uma trupe de palhaças rumo a Copacabana para desfrutar o verão num dia de sol. Nesse caminho, o pneu do calhambeque fura, chove e o quarteto enfrenta os vários perigos no mar.

“Cada espetáculo é um processo diferente”, aponta Vera Ribeiro, a palhaça Shoyu. “O povo gosta daquele lado leve e bem-humorado do carioca. Há momentos que são mais livres, mais improvisados, e também tem os momentos mais coreografados. Ele é levado com a trilha o tempo todo”.

Completam o time de palhaças as atrizes Samantha Anciães (a personagem Iracema) e Geni Viegas (com maquiagem, Maffalda). Músicas de nomes como Roberto Carlos, Elza Soares, Nina Simone e Rita Pavone, dentre outros, embalam o passeio dominical da montagem.

“São canções que foram escolhidas pelos gostos pessoais e emocionais”, explica Karla Concá. “Vem muito da nossa trajetória de vida e do nosso inconsciente”.

Ainda segundo Karla, o objetivo de ir à praia não importa, o que importa é a trajetória. As gags são todas construídas em cima de adereços. “Tudo sai de malas. A gente é que leva a praia”.
Por falar em malas, a bagagem da premiada Cia. As Marias da Graça começou a encher de experiências justamente com o Tem Areia no Maiô. Criado para ser teatro de rua, Karla Concá relembra que partiu de um convite da prefeitura carioca para inaugurar o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador. Vera Ribeiro faz a ligação do espetáculo não apenas com o local praieiro, mas o movimento artístico dos anos 1980 vindo da criação do famoso Circo Voador.

“A gente é de uma geração que era muito daquilo. Viemos desse movimento, mesmo vindo depois”, garante Vera. “Tem Areia no Maiô tem muito desse bom momento do Rio”.

A trupe surgiu de uma oficina de palhaços no começo dos anos 1990. Dos dez integrantes, apenas um era do sexo masculino, que desistiu no meio do processo, de acordo com a Vera Ribeiro. “A consciência que nós eramos o primeiro grupo feito de palhaças num universo de homens veio depois”.
Assim como o teatro greco-romano e elisabetano, a comédia circense era feita quase que exclusivamente por palhaços. “O caminho atual das palhaças vai junto da luta das mulheres pela sua emancipação”, afirma Vera Ribeiro. “Pode-se dizer que é uma luta dentro de um movimento político”.

RIDÍCULO CONSCIENTE

Neste domingo, das 9h às 13h, no Teatro Paulo Pontes, Karla Concá vai ministrar gratuitamente a oficina ‘Onde eu botei o meu nariz?’.

“É para descobrir o seu palhaço. São exercícios para se ter consciência do seu ridículo”, explica. “Sempre digo que a sua graça está na sua desgraça e a capacidade de rir dela”.

Para Karla, a função social do palhaço é ajudar ao público a perceber que não há nada demais em errar. “As pessoas precisam do palhaço para lembrarem que somos seres humanos. A oficina é quase uma terapia mesmo”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp