CULTURA
'Dois Irmãos' ganha adaptação em HQ
Dois Irmãos por dois irmãos. No caso, o primeiro, a festejada e premiada obra de Milton Hatoum ganha uma adaptação de quadrinhos homônima pelos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá.
Publicado em 12/08/2015 às 8:07
Primeiro álbum da dupla de quadrinistas após o premiado Daytripper (lançado no Brasil pela Panini) – vencedor do Eisner, Havey e Eagle Awards –, Dois Irmãos (Quadrinhos na Cia., 232 páginas, R$ 39,90) é uma trama sobre o complexo mundo familiar focado nas vidas dos gêmeos Yaqub e Omar, filhos de um casal de imigrantes libaneses.
Lançado há 15 anos pelo escritor amazonense, a obra mostra as relações de identidade e diferenças dos protagonistas numa família em crise. Tudo gira em Manaus (AM), atravessando várias gerações, acompanhando também a mãe, o pai, a irmã, a empregada e seu filho ao longo das narrativas.
Entre idas e vindas no tempo, o álbum apresenta um belo traço estilizado em preto e branco, enveredando tanto na arquitetura quanto na Natureza e no estilo de vida local.
“O livro do Milton apresenta uma cidade encantadora, mas praticamente desconhecida, isolada geograficamente e perdida no tempo”, apontou Gabriel Bá num dos seus posts no Blog da Companhia.
Fábio Moon e Gabriel Bá se dedicaram por um período de quatro anos, entre um trabalho e outro. “Depois de trabalhar por tanto tempo com essa história, criamos uma ligação muito forte com Manaus, uma relação que só o tempo traz”.
Dois Irmãos, a HQ, já foi lançada na França e se prepara para invadir os Estados Unidos em outubro, sob a chancela da editora Dark Horse. Os gêmeos também assinaram contrato para publicar uma versão italiana da adaptação.
Para Gabriel Bá, os trabalhos – apesar de semelhantes e diferentes ao mesmo tempo – criaram um respeito mútuo entre os três autores. “A relação do Milton com a escrita, com a literatura, nos ensinou muito sobre os quadrinhos”.
Comentários