CULTURA
Em João Pessoa, Gibiteca Henfil se consolida como 'lar das HQs'
Acervo de revistas pode ser visitado em horários comerciais, de segunda a sexta-feira, gratuitamente.
Publicado em 31/12/2015 às 22:00
Reaberta depois de 15 anos, a Gibiteca Henfil, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, abriga Maria e diversos outros personagens dos gibis nacionais e do mundo afora. O acervo pode ser visitado em horários comerciais, de segunda a sexta-feira, gratuitamente.
Thaïs Gualberto, coordenadora de quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), explica que a instituição fez um comodato com a Associação Marca de Fantasia para a gibiteca permanecer no local pelo menos por 10 anos, onde os próximos anos de permanência podem ser negociados após o prazo contratual.
Nestes quatro meses de funcionamento foram realizadas mesas-redondas, sessões de autógrafos e debates. O projeto Espaço HQ, por exemplo, contou com quadrinistas paraibanos como Mike Deodato Jr., Gabriel Jardim, Igor Tadeu e Shiko em conversas abertas ao público sobre suas obras e o mercado dos gibis.
"Em outubro começamos também um clube de leitura. Em 2016, a nossa intenção é concentrar mais atividades na própria gibiteca, já que a maioria acontece no auditório", disse Thaïs. A coordenadora adiantou que um dos planos é organizar feiras de quadrinhos autorais para que os artistas independentes vendam suas obras.
"A gente espera trazer novos públicos para a gibiteca e apresentar novos artistas. Queremos continuar as atividades do Espaço HQ e do Clube de Leitura, sempre aperfeiçoando e corrigindo possíveis erros".
Já mostrando que 2016 será um ano movimentado para os quadrinhos em João Pessoa, entre os dias 25 e 30 de janeiro a coordenadoria realizará a 1ª Semana Nacional de Quadrinhos. Segundo Gualberto, o evento contará com oficinas para crianças e adultos, feira de quadrinhos e debates. A programação será divulgada em breve pela organização.
Comentários