CULTURA
Espetáculos para a alegria da garotada
Clube do Assinante do JORNAL DA PARAÍBA traz o espetáculo ' Pluft, o Fantasminha' na sua programação especial do 'Dia da Criança' .
Publicado em 12/10/2012 às 6:00
O Dia da Criança do Clube do Assinante do Jornal da Paraíba promete muita diversão nesta sexta-feira, em João Pessoa. A programação está repleta de brincadeiras, com direito a animação de palhaços, sorteio de brinquedos, lanche e à encenação da peça Pluft, o Fantasminha.
O espetáculo infantil conta a história da menina Maribel, que é raptada pelo malvado pirata Perna-de-Pau. Escondida no sótão de uma velha casa, ela conhece uma família de fantasmas e faz amizade com Pluft, um fantasminha que tem medo de gente. O texto é de Maria Clara Machado e a montagem do Grupo de Teatro Circo Sem Pano.
A brincadeira começa às 17h no Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, e quem já garantiu o ingresso no Clube do Assinante não pode perder.
Outra opção para a criançada é a peça Bulir ou Não Bulir?, que estreou em setembro na Usina Cultural Energisa e é encenada até domingo. Para a diretora do espetáculo, Celly de Freitas, a peça é indicada para crianças a partir dos 9 anos, que já entendem a temática do bullying.
“É uma peça que faz com que o espectador reflita sobre os atos dele. A gente não vai dizer que fazer bullying é feio, apenas colocamos como uma reflexão. Ela não serve apenas para pré-adolescentes, adolescentes e jovens, mas para adultos também”, explicou Celly.
O espetáculo, que tem 40 minutos de duração, é conduzido por quatro personagens que abordam as várias formas de prática do bullying, como também as reações daqueles que são provocados. Celly Freitas também é responsável pelo texto da peça e a montagem é da Cia de Teatro Encena. As entradas são vendidas ao preço promocional de R$ 5 neste feriadão e a encenação começa às 20h.
Para quem prefere o ar livre, A Farsa da Boa Preguiça é apresentada, às 20h, no Largo de São Pedro Gonçalves, em frente ao Hotel Globo, no Centro Histórico. O espetáculo conta história do poeta Joaquim Simão, pobre e preguiçoso que só pensa em dormir e põe em questionamento o ócio criador.
Para todas as idades, o espetáculo tem texto de Ariano Suassuna e montagem do grupo Ser Tão Teatro. A peça é uma comédia escrita com base em romances e histórias populares do Nordeste. Através de diversas reviravoltas e causos, orquestradas por um trio divino, composto por um cristo, um arcanjo e um santo, a trama vai cruzando o destino dos quatro personagens para mostrar que o único e verdadeiro objetivo do trabalho é a preguiça que ele proporciona depois.
A peça foi concebida pelo Ser Tão em conjunto com o grupo Clowns de Shakespeare (RN), para a apresentação nas ruas, o que torna o Largo de São Pedro o local ideal para a encenação.
A montagem do grupo Ser Tão Teatro teve uma apresentação, na quinta, integrada no projeto No Palco, do Carrefour, e agora é financiada pelo Fundo Municipal de Cultura, com apresentações também nos dias 7, 8 e 14 de novembro.
Sábado e domingo tem mais peça em cartaz. Do Outro Lado da Chuva é apresentada no Teatro Piollin, às 16h30. No Teatro Santa Roza, o musical Estórias é encenado e, no Ednaldo do Egypto, tem Scabum.
Comentários