CULTURA
Fado embala o 7° dia do festival em JP
Mais dois vencedores do Troféu Andorinha serão exibidos; cantora portuguesa Carminho será a atração musical desta quinta-feira (10).
Publicado em 10/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:48
No sétimo dia do evento, a 6ª edição do Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa (Cineport) apresentará mais dois vencedores do Troféu Andorinha na sua programação.
O evento que acontece até domingo na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, começa às 9h, na Sala Vladimir Carvalho, com a exibição do longa infantil Brichos II - A Floresta é Nossa, animação de Paulo Munhoz. No mesmo local, às 16h, será apresentado curtas-metragens de Cabo Verde, seguido de outras produções de Brasil e Portugal.
Na Tenda Andorinha, a partir das 16h30, será projetado o quarto dia das produções que estão competindo ao Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano.
No mesmo local, às 18h15, haverá a sessão do filme que ganhou a Andorinha de Melhor Figurino: Esse Amor Que Nos Consome, de Allan Ribeiro, um filme que mistura ficção e documentário ao mostrar o cotidiano dos artistas Gatto Larsen e Rubens Barbot – companheiros há mais de 40 anos –, que se mudam para um casarão abandonado no Centro do Rio de Janeiro, onde ensaiam com sua companhia de dança.
Às 19h, na Sala Vladimir Carvalho, será exibido o vencedor na categoria de Melhor Ator (para Jesuíta Barbosa), Tatuagem. O longa de Hilton Lacerda (roteirista frequente dos filmes de Cláudio Assis) acompanha o líder da trupe teatral anarquista pernambucana (Irandhir Santos, de A Febre do Rato) que se apaixona por um jovem militar (Barbosa) no auge dos ‘anos de chumbo’.
Premiado como Melhor Filme do Festival de Brasília no ano passado, o drama Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán, ganha uma projeção às 19h45, na Tenda Andorinha.
Depois de perder o amado (Vincenzo Amato, de Cadê os Morgan?), uma mulher (Clara Choveaux) recupera de um incêndio em sua casa fotos e um diário escrito por ele e decide percorrer o mesmo caminho dessas memórias.
Por fim, às 21h, na Vladimir Carvalho, mais uma leva de curtas-metragens nacionais e lusófonos, seguida do longa português Werther Effect, de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, baseado no clássico literário Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Goethe (1749-1832).
DIVA DO FADO
Nova cara do fado, a cantora portuguesa Carminho será a atração musical desta noite no Cineport, a partir das 22h.
Caetano Veloso chegou a elogiar seu canto “purissimamente lusitano”, afirmando que “Carminho é a mais nova e a mais bela floração desse renascimento do fado entre jovens portugueses que já faz agora mais de década”.
A cantora tem dois álbuns: Fado (2009) e Alma (2012), ambos lançados pela Emi.
Comentários