CULTURA
Festejando o forró
Começa neste sábado (5) a 24ª Edição do Forró Fest; a primeira eliminatória do festival será realizada na cidade do Conde
Publicado em 05/05/2012 às 6:30
Com as bênçãos da majestade Luiz Gonzaga (1912-1989), o ‘Rei do Baião’, começa neste sábado mais uma edição do maior festival de música regional do país. O 24° Forró Fest, realizado anualmente pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, emissoras da Rede Paraíba de Comunicação, vai apresentar e consolidar talentos com suas inéditas composições no palco da 1ª eliminatória, que será na cidade do Conde, Litoral Sul da Grande João Pessoa, a partir das 22h, na Praça Pedro Alves.
O Brejo, Sertão e Agreste paraibanos vão conferir as músicas finalistas em cinco eliminatórias, sendo três selecionadas em cada etapa (veja, ao lado, as canções apresentadas esta noite), até a grande final, que será realizada em Campina Grande, no dia 2 de junho, durante a abertura do 'Maior São João do Mundo'.
Entre as 12 músicas selecionadas pelo júri nas quatro eliminatórias, serão eleitas três para escrever a história da edição 2012. Além do cobiçado troféu Asa Branca, os vencedores sairão motorizados da finalíssima: para o 1º lugar uma moto Honda XRE 300, para a 2ª colocação uma Honda CB 300 e o 3º lugar receberá uma Honda Bros 150 ESD. O melhor intérprete do festival também será premiado, com um montante de R$ 3 mil.
A 2ª eliminatória do Forró Fest acontecerá em Guarabira no próximo sábado, dia 12, com as bandas Três Desejos, Forró Bakana e Ton Oliveira. Com muito arrasta-pé, as cidades de Alagoa Grande e Sousa também acolherão as demais eliminatórias na sequência.
Mais informações no site oficial do evento www.forrofestparaiba.com.br.
GIBÃO E CHAPÉU DE COURO
Depois dos artistas defenderem as composições, o palco do Conde será reservado para as estrelas do forró. Nesta noite, as apresentações serão do paraibano 'cria' de Amazan, Luan Estilizado, o sanfoneiro potiguar Dorgival Dantas – autor do sucesso “Você não vale nada” –, e o cearense radicado no Recife Alcymar Monteiro.
Comemorando o centenário do nascimento de Gonzagão, a primeira etapa do festival traz o homem que foi 'cumpadi' do Velho Lua. “Uma vez, em 1986, ele foi no meu prédio para dizer que trouxe um 'presente' pra mim”, puxa pela memória Alcymar Monteiro. “'Trouxe a Marinês pra cantar com você', disse... Ai, nós gravamos juntos 'Paixão', que foi o maior sucesso na época.”
O artista vai vestido a caráter para o Forró Fest, com direito a gibão e chapéu de couro em homenagem ao amigo e mestre.
“Nossa convivência foi como pai e filho”, conta. “Fomos como aluno e professor em um aprendizado que vale até hoje, doutrinando através da autenticidade e não da moda.”
No repertório de Alcymar, músicas que fizeram sucesso na voz e sanfona do 'Rei' como “Cintura fina”, “Xote das meninas”, “Cantiga de vem-vem”, “Riacho do navio” e o hino junino “Olha pro céu”.
O próximo trabalho do cantor e compositor também evoca a figura do 'Seu Luiz'. Com previsão de lançamento para junho, em pleno São João, Concerto para Gonzaga sairá em CD e DVD.
“Será a primeira vez um Luiz Gonzaga sinfônico”, garante. “Com novo conceito de arranjo, fiquei meio receioso com algo que veio de uma sanfona, triângulo e zabumba, mas o resultado foi além do que pensava.”
O trabalho foi realizado junto com a Orquestra Criança Cidadã sob a regência do italiano Vittorio Ceccantti e arranjos do paraibano maestro Duda.
Comentários