CULTURA
Festival do Júri Popular começa hoje em 21 cidades, incluindo JP
Evento promete ser um dos festivais de curtas mais abrangentes e democráticos do país. Exibições acontecem no Espaço Cine Digital, no Espaço Cultural, às 19h30.
Publicado em 16/02/2011 às 9:40
Tiago Germano
Do Jornal da Paraíba
Quando hoje, às 19h30, as luzes do Espaço Cine Digital forem desligadas e o ‘Tintin Cineclube’ der início à projeção dos quatro curtas-metragens que abrem o programa Hors-Concours do 3º Festival do Júri Popular, outras 21 cidades também estarão acompanhando este que promete ser um dos festivais de curtas mais abrangentes e democráticos do país.
Com uma seleção de 42 filmes divididos em seis programas competitivos, com duração média de 85 minutos, o Festival do Júri Popular faz jus ao nome oferecendo ao público sessões gratuitas, em salas com urnas em que a plateia poderá votar nas produções vencedoras de 12 categorias: Grande Prêmio, Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Experimental, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz.
Veja a programação completa do festival em João Pessoa
Consulte os horários e trailers dos filmes em cartaz na Paraíba
Encontre mais opções de lazer na Agenda Cultural
Na abertura do evento, que ocorre entre os dias 16 e 20 na sala de exibição do Espaço Cultural, porém, serão apresentadas produções que não concorrem a nenhum prêmio: A Invenção da Alma (2000), de Liliana Sulzbach; Eletrodoméstica (2005), de Kleber Mendonça Filho; as animações Onde Andará Petrúcio Felker (2001), de Allan Sieber, e Vida Maria (2006), de Márcio Ramos.
Somente o programa será exibido numa única sessão. Os outros sete programas do festival estão distribuídos em quatro sessões diárias, nos seguintes horários: 14h30, 16h30, 18h30 e 20h30. Na sexta-feira, devido ao show de Paulinho da Viola no Ponto de Cem Réis, apenas as duas primeiras sessões serão exibidas.
Quem for ao Espaço Cine Digital hoje verá produções que conquistaram prêmios de público em diversas mostras ao redor do Brasil e do mundo. A Invenção da Alma, por exemplo, foi escolhido pelas plateias de Bilbao, Tiradentes e Itaquaritinga como melhor filme de seus respectivos festivais de cinema.
Eletrodomésticas também tem um retrospecto positivo nesta categoria, tendo vencido festivais no Texas, Rio de Janeiro e São Paulo. Vida Maria cativou o júri popular em Cuiabá, Brasília, Juiz de Fora, Vitória e Lençóis. Já Onde Andará Petrúcio Felker, apesar de não ter faturado nenhum prêmio de público, foi consagrado o melhor curta-metragem no Cine PE e na Mostra de Cinema de Tiradentes de 2002, mesmo ano em que ganhou o título de melhor animação do Festival de Curitiba.
O Festival do Júri Popular tem sua etapa desde 2009 em João Pessoa. Ano passado o evento ocorreu na Usina Cultural Energisa e teve um curta local concorrendo: O Plano do Cachorro, de Ely Marques e Arthur Lins. Em 2011, nenhum filme paraibano foi escolhido para concorrer ao Grande Prêmio, patrocinado pelo Porta Curtas Petrobras. Os filmes também concorrem ao Prêmio Estúdios Mega, Prêmio Distribuição Curta o Curta e Kodak, que reconhece a Melhor Fotografia.
Serviço
3º Festival do Júri Popular
Espaço Cine Digital – Fundação Espaço Cultural (Funesc)
Rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho
Capacidade para 90 pessoas
Entrada gratuita
Informações: (83) 3211-6210
Comentários