CULTURA
“Fizemos bem musical”, diz Jessier sobre show com Quinteto da Paraíba
Apresentação contém histórias novas, mas sem fugir a marca ‘quiriniana’.
Publicado em 01/04/2018 às 7:00 | Atualizado em 01/04/2018 às 16:42
Nesta sexta-feira (6) e sábado (7), acontece mais uma edição do projeto Quinteto Convida do Quinteto da Paraíba. O show será na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizado no Espaço Cultural, às 21h e o convidado da vez é o poeta paraibano Jessier Quirino. “A gente fez um formato musical”, disse Jessier Quirino. Segundo ele, a apresentação contém histórias novas, mas sem fugir a marca ‘quiriniana’ - termo utilizado pelo próprio Jessier. “Vamos trazer a música dentro de um clima de nordestinidade, de interior que é sempre presente na minha poesia”, completou.
Dentro do projeto Quinteto Convida, eles vão mesclar poesias e músicas. “A gente optou por explorar as composições autorais. Eu tenho várias canções e essas músicas são menos exploradas já que quem chama mais atenção é o declamador Jessier. Mas eu vou cantar”, disse. O espetáculo promete músicas de Jessier, além de poesias musicadas.
>>> Gabriel Diniz faz show de lançamento do DVD GD na Ilha em João Pessoa
Uma das músicas que estão no repertório da apresentação é Bolero de Isabel, múscia que Jessier fez. “Fiz questão de colocar uma música que não é minha que é o caso de Forró do Zé Lagoa, composta por Rosil Cavalcante”, garantiu Jessier. Ele afirmou que quis colocar a música no repertório porque ele escutava muito a música em sua infância. “Não só ouvia, como cantava”, brincou.
Inspirado no ‘causo’ mais simples do matuto, Jessier Quirino desmistifica a poesia “Tudo que nos cerca é matéria prima para este tipo de trabalho. Eu faço poesias mais livres do ponto de vista estético, em alguns casos utilizando rimas, em outros não”, explicou sobre a sua forma de produzir. Natural de Campina Grande, Jessier sempre sentiu interesse por esta linguagem característica do Sertão.
Ambiente familiar
Ao longo da sua carreira, Jessier repassa toda a influência que recebeu da cultura nordestina para os filhos. Um deles, Vitor Quirino, é músico e produtor de Jessier. “Como sou arquiteto, eu prezo muito pela valorização da cultura”, explicou fazendo uma analogia com a ambientação na arquitetura que busca colocar um objeto da melhor maneira possível dentro do ambiente. O poeta, que tem a família como uma extensão de seu trabalho, sempre busca deixar a família presente em seus espetáculos.
O artista busca levar este lugar comum para além. Em 2001, Jessier lançou o livro Prosa Morena, uma versão do livro em áudio. “Analfabetos que não leem e têm contato com o cd faz com que eles se emocionem também”, informou. Do lançamento de Prosa Morena para cá, já foram lançados Bandeira Nordestina, Berro Novo, Papel de Budega e mais um - que está em processo de finalização. Dessa forma, Jessier consegue alcançar um público que se identifica com a poesia, mas não teria contato com ela nos formatos tradicionais.
Serviço
Quinteto Convida Jessier Quirino
Data: sexta (6) e sábado (7)
Hora: 21h
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural, Tambauzinho
Ingressos: R$ 35 (meia) e R$ 70 (inteira) a venda nas lojas Furtacor
Comentários