CULTURA
Guarabira sedia o 1º Festival Internacional de Arte Naïf com exibição de 170 obras
Evento vai contar com trabalhos de 103 artistas de 13 nacionalidades.
Publicado em 21/05/2018 às 15:05 | Atualizado em 21/05/2018 às 18:04
A cidade de Guarabira, no Agreste da Paraíba, sedia a partir da quarta-feira (23), o 1º Festival Internacional de Arte Naif. O evento acontece no Centro de Documentação Coronel João Pimentel e vai exibir 170 obras, produzidas por 103 artistas de 13 nacionalidades. A abertura está marcada para as 20h e o festival vai até 30 de junho.
Guarabira se destaca nacional e internacionalmente como exportador de talentos da Arte Naïf. Sua projeção é tamanha, que foi cunhada pelo pesquisador Robson Xavier da Costa, como Escola de Guarabira. Entre os expoentes do estilo, estão Adriano Dias, realizador do evento, Clóvis Júnior, artista homenageado, e ainda Marby Silva e Madriano Basílio.
“Receber em nossa cidade artistas consagrados e outros ainda jovens na cena nacional contribuirá para o fortalecimento dessa corrente estética, permitindo ao público da nossa região o contato com esse universo onírico e multicor de artistas”, ressaltou o idealizador do festival, Adriano Dias.
Estarão presentes nesta primeira edição, os artistas e suas obras, Valdomiro de Deus, Tânea Maria Pedrosa, Omar Souto, Ana Denise, Hermelindo de Almeida e Helena Coelho. Na programação haverá também palestras e oficinas sobre os temas de interesse da arte Naïf, desde a história, passando pela produção, até a exibição pública. Seja através das telas ou de apresentações musicais e teatrais, o estilo artístico encanta por seu modo singelo e inocente de produzir sentido à vida. O evento é apoiado pelo Sebrae Paraíba e pela prefeitura de Guarabira.
De acordo com o superintendente do Sebrae-PB, Walter Aguiar, este ambiente vai atrair a atenção de artistas, colecionadores e apreciadores para o estilo Naïf e irá promover além do que se propõe, a junção harmoniosa entre arte e negócios.
“O Sebrae reconhece o papel da arte como expressão de uma sociedade e cultura e acredita na força destes artistas em um empreendedorismo não apenas que gera negócios, mas que transforma realidades, fortalece vínculos e potencializa a mudança de cenários econômicos e sociais”, Walter Aguiar.
Serviço:
Abertura: 23 de maio às 20h
Encerramento: 30 de junho
Local: Centro de Documentação “Coronel João Pimentel” (CEDOC)
Guarabira - PB
Comentários