icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

HQ sobre Ariano Suassuna será lançado neste sábado em João Pessoa

Obra aborda recortes do dramaturgo paraibano; evento terá contação de histórias e presença do Grupo Alecrim.

Publicado em 08/08/2015 às 8:50


Quando saiu uma matéria na internet sobre Ariano Suassuna em Quadrinhos (Patmos, 36 páginas, R$ 30,00), o filho do dramaturgo paraibano, o artista visual Manuel Dantas, comentou que o pai não gostava de quadrinhos por ser algo norte-americano. “Esse ele ia gostar”, comentou o escritor Bruno Gaudêncio, autor da obra junto com o desenhista Megaron Xavier.


Neste sábado, a partir das 15h, na Sala Vladimir Carvalho da Usina Cultural Energisa, na capital paraibana, a edição infantojuvenil será lançada com direito a distribuição de pipoca e cachorro quente para a criançada, além de contação de histórias e apresentação dos personagens do Auto da Compadecida: Chicó e João Grilo, interpretados pela Trupe Alecrim.


“Mostramos as dimensões do gestor público, do professor, do torcedor do Sport e do artista”, explica Gaudêncio. “Megaron se apropriou muito do universo do armorial. Na segunda parte da HQ se percebe a mudança para a estética e o conceito armorial”.


Responsável para apresentar a trajetória do paraibano aos novos leitores, Gaudêncio conta como foi difícil contar a história da vida de um personagem tão rico em apenas 30 páginas. Para o roteirista, esses recortes vão instigar as pessoas para saber mais acerca do paraibano, morto em 2014.


Dentre as passagens de Ariano Suassuna estão suas famosas aulas-espetáculos, que “tornou uma marca dele após se aposentar da universidade”, e momentos curiosos como os cossacos que se apresentavam em números circenses testemunhados pelo protagonista em Taperoá, no Cariri paraibano, após a Segunda Guerra Mundial.


O álbum Ariano Suassuna em Quadrinhos será lançado em Campina Grande no dia 16 deste mês, na Livraria Nobel, a partir das 16h. No dia 31, haverá uma sessão de autógrafos dentro da programação da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), no Recife (PE).


A obra é o quinto número da Coleção Primeira Leitura. Augusto dos Anjos, Pedro Américo, José Lins do Rego, Epitácio Pessoa já ganharam suas biografias em quadrinhos pela editora.


Como extra, a publicação traz ainda mais uma aventura do mascote da Energisa, Zé da Luz, apresentando um projeto que realiza a troca de geladeiras velhas por novas e lâmpadas incandescentes por compactas e de LED.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp