CULTURA
Índios na capital
Mostra 'Cultura Viva do Povo Potiguara e do Povo Tabajara', acontece até o próximo domingo (29) na Estação Cabo Branco.
Publicado em 11/04/2012 às 6:30
No mês em que se comemora o Dia do Índio (19 de abril), a Estação Cabo Branco, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), realiza até o próximo dia 29 a Mostra Cultura Viva do Povo Potiguara e do Povo Tabajara.
O evento foi aberto ontem em João Pessoa com uma recepção no salão panorâmico da Estação Cabo Branco e uma apresentação de Toré, no auditório do espaço, da Escola Estadual Pedro Poti, de Mataraca (Litoral Norte).
Prestigiada por representantes dos dois povos e prefeitos de municípios como Rio Tinto e Baía da Traição (que abrigam comunidades indígenas), a abertura da mostra foi a primeira de uma série de atividades que têm como foco as manifestações culturais indígenas.
Segundo a curadora Lúcia França, a mostra compreende uma exposição com objetos como embarcações e artefatos artesanais feitos por jovens das comunidades paraibanas.
"A parceria com a Funai foi de fundamental importância no resgate destes objetos que fazem parte da nossa história", afirmou França, que também é vice-diretora da Estação Cabo Branco.
Ao longo da programação, haverá ainda círculos de debates, rodas de conversas e mostras fotográficas e audiovisuais. "As mostras são fruto de um registro que a Funai está fazendo junto com as comunidades paraibanas. A Estação Cabo Branco está procurando fazer seu papel como difusora dos vários saberes, exibindo este primeiro apanhado da entidade", comentou Lúcia França.
Comentários