CULTURA
Curta-metragem conta história da mãe de Jackson do Pandeiro
'Flora, a Mãe do Rei' homenageia a mãe de Jackson do Pandeiro foi lançado em Alagoa Grande, terra do Rei do Ritmo.
Publicado em 05/09/2023 às 8:30 | Atualizado em 05/09/2023 às 11:36
A história da mãe de um dos grandes ícones da música paraibana, Jackson do Pandeiro, inspirou um curta-metragem lançado esta semana. "Flora, a Mãe do Rei" foi gravado e exibido pela primeira vez em Alagoa Grande, cidade em que Flora viveu e criou o menino que viria a ser conhecido como Rei do Ritmo.
- Confira o Guia Qual é a Boa
- Jackson do Pandeiro, o menino pobre que virou rei tendo a mãe como inspiração
O curta-metragem foi gravado em outubro de 2021 por meio da Lei Aldir Blanc, que incentiva iniciativas culturais em todo o Brasil.
De acordo com Tamyres Dysa, integrante da equipe de produção do filme, o curta enaltece a força de Flora Mourão, mãe de José Gomes Filho - Jackson do Pandeiro.
Flora é a força feminina de uma jovem mulher, pobre, nordestina, negra e que usa a música como principal amuleto para construção familiar e social", explica Tamyres.
Não há registros oficiais de Flora Mourão, mas os relatos de Jackson inspiraram Geostenys Melo, diretor do longa que teve a ideia inicial.
O elenco contou com a participação da própria comunidade de Alagoa Grande. Atores do grupo de teatro local, integrantes de grupos folclóricos e vários outros profissionais participaram das gravações.
Flora é inspiração atemporal, representatividade e movimento; é cultura popular nordestina, é voz que precisa ser ouvida", diz Tamyres.
Jackson do Pandeiro, Flora e Alagoa Grande
A gravação do curta-metragem aconteceu nas ruas onde Flora e Jackson passaram em vida, na cidade de Alagoa Grande.
Flora deu à luz ao Rei do Ritmo na zona rural do município, que hoje é conhecido como a terra de Jackson do Pandeiro.
Em Alagoa Grande, há vários locais que homenageiam Jackson, como o "Memorial Jackson do Pandeiro" e um monumento construído na própria entrada da cidade.
Lançamento do curta
O curta-metragem sobre Flora Mourão foi lançado no domingo (3), em Alagoa Grande. O evento aconteceu ao lado do Teatro Santa Ignês, terceiro teatro mais antigo da Paraíba.
Parte da equipe responsável pelo produção, bem como o elenco, estavam presentes no evento.
A população da cidade também prestigiou o filme, exibido ao ar livre e gratuitamente.
O curta-metragem tem a direção e roteiro de Geostenys Melo, direção de fotografia de João Carlos Beltrão e Direção de Produção de Tamyres Dysa.
A produção informou que o filme não está disponível livremente em plataformas porque deve concorrer a premiações em festivais de cinema.
Comentários