icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

João Pessoa, Sousa e Alagoa Grande estão na programação do MIT

João Pessoa, Sousa e Alagoa Grande estão no circuito de espetáculos do MIT 2015.

Publicado em 04/10/2015 às 14:00

João Pessoa, Sousa e Alagoa Grande estão na programação do circuito gratuito da Mostra Internacional de Teatro - Paraíba Encena (MIT) neste domingo e segunda-feira.

Na capital paraibana, a partir das 16h, na Praça dos Brinquedos, serão apresentadas as contações da Cia. Forrobodó de Teatro (SP) com Castelo de Histórias. Já no Teatro do Sesi, às 18h, será apresentado o monólogo Anônimo, do Grupo Peleja (PB).

Encenado por Eduardo Albergaria, a peça mostra um homem atônito e que vive sozinho, mas não se sente só, pois encontra num vasinho de planta a companhia para levar adiante seu isolamento.

Por fim, no município brejeiro de Alagoa Grande, a partir das 18h, a identidade de gênero é colocado na berlinda com Joelma, do Território Sírio (BA). Quando seu pai coloca o protagonista baiano para fora de casa, ele realiza shows e vive o cotidiano da “noite paulista”. Trinta anos depois, ele muda seu corpo e realiza a cirurgia de redesignação sexual. Retornando ao interior da Bahia, seus sonhos são destruídos por João, pivô do assassinato que mudará sua história.

Nesta segunda-feira, às 19h, João Pessoa recebe Quarenta ou Quatro de Dez, solo da baiana Bárbara Santos. A apresentação é uma composição aberta à improvisação que se desenrola a partir da questão: “o que eu movo quando me movo dançando?”

A criação usa a memória, os estudos da percepção e a ação. Repetição, exaustão, controle motor e as imagens são elementos resultantes desse dispositivo desencadeando uma dramaturgia em torno do universo feminino.

Já em Sousa, no Alto Sertão paraibano, será encenada às 18h a peça Os Malefícios do Fumo, produzida pela Cia. Jazztual Teatro (PB).

Originalmente escrita por Anton Tchekhov (1860-1904) em 1887, o monólogo apresenta a brevidade, a economia de procedimentos, a linguagem despojada, a ironia, o humor e o aprofundamento psicológico das personagens.

Um homem tolhido pela esposa – dona de um pensionato – passa a falar de sua vida conjugal quando iria fazer uma palestra sobre os malefícios do fumo.

Confira a programação completa de hoje e amanhã da mostra pelo Estado:

DOMINGO

João Pessoa
16h – Cia. Forrobodó de Teatro (São José do Rio Preto, SP) – 'Castelo de Histórias' (livre)
Local: Praça dos Brinquedos (Castelo Branco);
18h – Grupo Peleja (João Pessoa, PB) – 'Anônimo' (indicado 12 anos)
Local: Teatro Sesi (Centro)

Alagoa Grande
18h – Território Sírio (Salvador, BA) – 'Joelma' (indicado 14 anos)
Local: Rua Dom Pedro II

SEGUNDA-FEIRA

João Pessoa
19h – Performer Bárbara Santos (Salvador, BA) – 'Quarenta ou Quatro de Dez' (livre)
20h – Programação extra (livre)
Local: Praça da Paz (Bancários)

Sousa
18h – Cia. Jazztual Teatro (João Pessoa, PB) – 'Os Malefícios do Fumo' (indicado 12 anos)
Local: Doutor Carlos Pires de Sá, s/n

Fonte: MITPB

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp