CULTURA
Kafka em linhas verticais
Paralelo Cia. de Dança, apresenta nesta sexta-feira (24) apropriação da obra de Kafka 'O Castelo' na programação do Vértice.
Publicado em 24/08/2012 às 6:00
A dança domina a programação do Vértice de hoje até domingo, em João Pessoa: segue-se à reestreia de O Castelo, apropriação da obra de Kafka que a Paralelo Cia. de Dança reapresenta hoje, às 20h, no Teatro Santa Roza, a dupla paulista Ângelo Madureira e Ana Catarina, que toma as rédeas da mostra com dois espetáculos inéditos na capital.
O Nome Científico da Formiga e Baseado em Fatos Reais serão vistos, respectivamente, no sábado e no domingo, sempre às 20h, também no Santa Roza. O repertório vem acompanhado de uma oficina de dança contemporânea ministrada amanhã, às 9h, por Madureira e Catarina.
Vencedor do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2008, O Castelo é um espetáculo divido em 20 cenas inspiradas no romance homônimo do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924).
Conhecida postumamente, a narrativa tem a estrutura clássica adotada pelo ficcionista para contar suas histórias. Nela, seu alter ego K. nos conduz por um universo estranho e labiríntico no qual ele se vê pressionado a agir.
Na adaptação da Paralelo Cia. de Dança, quatro bailarinas estão às portas da edificação referida pelo título do espetáculo. São elas Lília Maranhão, Nídia Barbosa.Vanessa Queiroga e Joyce Barbosa, que também é a diretora de arte desta montagem que foi aprovada no Fundo Municipal de Cultura e, em 2010, integrou a programação do Palco Giratório, possibilitando um intercâmbio com a Cia. Mimulus de Dança, de Minas Gerais.
As bailarinas desenvolvem sua coreografia ao som de uma trilha sonora executada ao vivo por Erick de Almeida e banhadas pela luz concebida e desenhada pelo iluminador Fabiano Diniz. A pesquisa foi fruto da colaboração entre Joyce Barbosa e Arthur Marques em 2009.
Atualmente, a Paralelo Cia. de Dança está concentrada no experimento Pina, em homenagem a Pina Bausch, que já foi apresentado no Festival Mundo, ano passado, e no projeto Subindo a Ladeira, mês passado, no Centro.
Comentários