icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Kafka em linhas verticais

Paralelo Cia. de Dança, apresenta nesta sexta-feira (24) apropriação da obra de Kafka 'O Castelo' na programação do Vértice.

Publicado em 24/08/2012 às 6:00


A dança domina a programação do Vértice de hoje até domingo, em João Pessoa: segue-se à reestreia de O Castelo, apropriação da obra de Kafka que a Paralelo Cia. de Dança reapresenta hoje, às 20h, no Teatro Santa Roza, a dupla paulista Ângelo Madureira e Ana Catarina, que toma as rédeas da mostra com dois espetáculos inéditos na capital.

O Nome Científico da Formiga e Baseado em Fatos Reais serão vistos, respectivamente, no sábado e no domingo, sempre às 20h, também no Santa Roza. O repertório vem acompanhado de uma oficina de dança contemporânea ministrada amanhã, às 9h, por Madureira e Catarina.

Vencedor do Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2008, O Castelo é um espetáculo divido em 20 cenas inspiradas no romance homônimo do escritor tcheco Franz Kafka (1883-1924).

Conhecida postumamente, a narrativa tem a estrutura clássica adotada pelo ficcionista para contar suas histórias. Nela, seu alter ego K. nos conduz por um universo estranho e labiríntico no qual ele se vê pressionado a agir.

Na adaptação da Paralelo Cia. de Dança, quatro bailarinas estão às portas da edificação referida pelo título do espetáculo. São elas Lília Maranhão, Nídia Barbosa.Vanessa Queiroga e Joyce Barbosa, que também é a diretora de arte desta montagem que foi aprovada no Fundo Municipal de Cultura e, em 2010, integrou a programação do Palco Giratório, possibilitando um intercâmbio com a Cia. Mimulus de Dança, de Minas Gerais.

As bailarinas desenvolvem sua coreografia ao som de uma trilha sonora executada ao vivo por Erick de Almeida e banhadas pela luz concebida e desenhada pelo iluminador Fabiano Diniz. A pesquisa foi fruto da colaboração entre Joyce Barbosa e Arthur Marques em 2009.

Atualmente, a Paralelo Cia. de Dança está concentrada no experimento Pina, em homenagem a Pina Bausch, que já foi apresentado no Festival Mundo, ano passado, e no projeto Subindo a Ladeira, mês passado, no Centro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp