CULTURA
Leila Pinheiro e Orquestra Sinfônica encerram 7º Festival de Música Clássica
O show, gratuito, terá regência do maestro Laércio Diniz.
Publicado em 30/11/2019 às 7:00 | Atualizado em 30/11/2019 às 15:41
A cantora Leila Pinheiro será a grande atração do show de encerramento do 7º Festival Internacional de Música Clássica, que este ano homenageou a Bossa-Nova. Ao lado da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), Leila Diniz se apresenta neste sábado (30), a partir das 17h, no Parque da Lagoa. O show, gratuito, terá regência do maestro Laércio Diniz.
A paraense desembarcou em João Pessoa nesta sexta-feira (29) para participar de um ensaio geral com o músico. Na programação do espetáculo, músicas conhecidas do público como ‘Verde’ (Eduardo Gudin e Costa Netto), ‘Samba do Avião’ (Tom Jobim), ‘Falando de amor’ (Tom Jobim), ‘Primavera’ (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), ‘Sabe você’ (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), ‘Catavento e Girassol’ (Guinga e Aldir Blanc), ‘Chega de Saudade’ e ‘Se Todos Fossem Iguais a Você’, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, dentre outros sucessos.
https://www.instagram.com/p/B5bm2cmFrgV/
O Festival Internacional de Música Clássica, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), contou com a participação músicos do Brasil e mais dez países, que se apresentaram em quatro igrejas e ministraram 12 masterclasses.
Leila Pinheiro
Cantora, compositora e pianista, Leila Pinheiro começou a estudar piano aos dez anos de idade e aos vinte fez seu primeiro espetáculo, “Sinal de Partida”. Gravou o primeiro LP em 1981. Ganhou o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, em 1985, quando defendeu o samba “Verde”, de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Neto.
Lançou os CDs “Benção, bossa nova” (1989), celebrou as três décadas da bossa no Brasil e no Japão, com Leila e um de seus maiores criadores – Roberto Menescal. “Coisas do Brasil” (1993), produzido pelo pianista Cesar Camargo Mariano, e “Catavento e Girassol” (1996), com as parcerias de Guinga e Aldir Blanc, são três grandes referências da intérprete, suas escolhas e parceiros.
Em seus 39 anos de carreira, Leila Pinheiro gravou 19 CDs e três DVDs, interpretando o cancioneiro brasileiro clássico por seus grandes criadores – os que vieram vindo e os que vêm chegando.
Orquestra Sinfônica Municipal
A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) foi criada em novembro de 2013 e teve sua grande estreia junto ao público no 1º Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro de 2014. A OSMJP incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de uma dezena de novos talentos, contratados da região. Realiza, periodicamente, concertos no Centro Cultural Ariano Suassuna, através de uma parceria entre o Tribunal de Contas do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Comentários