CULTURA
Leituras em Cena homenageia Nelson
Programação do 'Dramaturgia Sesc - Leituras em Cena' traz ao auditório do Lyceu Paraibano clássicos da obra de Nelson Rodrigues.
Publicado em 28/11/2012 às 6:00
A segunda etapa da mostra 'Dramaturgia Sesc - Leituras em Cena' ocorre até a quinta-feira, sempre às 19h, no Auditório do Lyceu Paraibano, em João Pessoa.
A programação que, em sua primeira etapa, no mês de junho, colocou em evidência textos de dramaturgos paraibanos, agora traz ao palco clássicos da obra de Nelson Rodrigues.
Batizada com o nome do pernambucano que teve seu centenário festejado em agosto, a semana começou na segunda-feira convocando, ao todo, 24 atores que militam na cena teatral pessoense.
Nesta quarta, o texto escolhido para ser apresentado é A Serpente, última peça escrita por Nelson Rodrigues, em 1978, dois anos antes de sua morte.
A história de Guida, que oferece seu marido à infeliz irmã, Lígia, será encenada por um grande elenco formado por Daniel Melo Venâncio Freire, Philipe Meneses, Gabriela Moraes, Hélder Nóbrega e Izabelly de Souza. Na leitura, os atores estarão sob a direção de Aline Lima.
Em setembro, o mesmo texto motivou a abertura do Projeto Teatro Piollin pela companhia carioca Os Dezequilibrados.
INCOMPREENDIDO
Amanhã, o Auditório do Lyceu Paraibano conhece Doroteia, texto de Nelson que foi encenado em 1950 pelo polonês radicado no Rio de Janeiro Zbigniew Ziembinski, saindo rapidamente de cartaz por sua incompreensão pública.
Na Paraíba, a peça ganhará leitura de Albanisa Maria dos Santos, Maria Edilete Bezerra, Kateryne Meneses, Eliene Maria de Oliveira e Maurício Barbosa, dirigidos por Márcio Bacellar.
O 'Leituras em Cena' é promovido gratuitamente em João Pessoa em uma parceria entre o Sesc nacional e a sua unidade local. O objetivo da ação é ampliar as possibilidades de difusão da dramaturgia nacional a partir das unidades mantidas pela instituição.
Comentários