CULTURA
Morre maestro Tom K, aos 70 anos, em João Pessoa
Maestro é referência no canto coral paraibano e nacional. Velório acontece nesta segunda-feira (2).
Publicado em 02/10/2023 às 10:54
Morreu na noite do domingo (1º), em João Pessoa, aos 70 anos, o maestro Antônio Carlos Batista Pinto Coelho, conhecido como maestro Tom K. A informação foi confirmada pelo Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde o maestro foi professor e atuou durante anos.
De acordo com familiares e amigos de Tom K, ele enfrentou um câncer de fígado em meados de 2020, e desde então ficou debilitado.
O maestro estava internado há cerca de 15 dias em um hospital privado em João Pessoa, onde morreu da noite desse domingo (1º). A morte dele se deu em virtude de vários problemas de saúde.
O velório dele acontece nesta segunda-feira (2) na Mortuária São João Batista, e o sepultamento ocorrerá no cemitério Boa Sentença às 16h.
A UFPB emitiu uma nota de pesar pela morte do maestro. A Fundação Espaço Cultural (Funesc), do Governo da Paraíba, também lamentou a morte de Tom K.
Tom K
O maestro Tom K é natural de Recife, Pernambuco, mas morava na Paraíba desde 1966. Ele era professor da UFPB, onde lecionou no Departamento de Educação Musical em diversas disciplinas e regeu o Coro Sinfônico da Paraíba, por mais de 15 ano.
O maestro também foi foi fundador do Coro de Câmara Villa Lobos, do qual foi regente por 10 anos; regeu o Madrigal Paraíba também por 10 anos; foi maestro do Coral da Associação dos Aposentados da Caixa Econômica Federal (Coral APCEF/PB) por 35 anos; e membro fundador do Laboratório de Composição da UFPB (COMPOMUS).
Tom K será homenageado no 21º Festival Paraibano de Coros, que acontece no mês de novembro. Segundo o maestro Eduardo Nóbrega, da UFPB, Tom K sabia da homenagem e se preparava para participar do evento, que agora deve prestar homenagens póstumas ao maestro.
Comentários