icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mostra celebra John Ford

'Mostra Faroeste' será realizada a partir desta terça-feira (6) no auditório do Sesc-Centro de João Pessoa. Confira.

Publicado em 06/11/2012 às 6:00


Dentro de uma programação temática de filmes, que já levou às telas do auditório do Sesc-Centro de João Pessoa longas de horror, produções francesas e até filmes relacionados com o dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956), o Serviço Social do Comércio estreia nesta terça-feira a Mostra Faroeste.

Ou quase isso. São seis filmes, mas apenas dois fazem jus ao gênero poeira, esporas e saloon: No Tempo das Diligências (Stagecoach, 1939), que o Sesc JP exibe já hoje, e O Homem Que Matou Fascínora (The Man Who Shot Liberty Valance,1962), que será exibido na próxima quinta-feira.

Os demais são o ícone da contracultura Sem Destino (Easy Rider, 1969), o drama O Prisioneiro da Olha dos Tubarões (The Prisoner of Shark Island, 1936), o drama político As Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath, 1940) e o romance Médico & Amante (Arrowsmith, 1931).

Em comum, quase todos esses filmes (a exceção é Sem Destino) têm um nome em comum: John Ford (1894–1973).

Portanto, por trás do título 'Faroeste', a mostra celebra na verdade um dos mais geniais diretores de Hollywood, mostrando que fez ótimos bang-bangs, mas também extraordinários dramas como Vinhas da Ira.

Hoje é dia de ver John Ford conduzir com maestria No Tempo das Diligências, clássico estrelado por John Wayne em que nove pessoas se veem embarcadas em uma perigosa diligência através do Arizona, cada uma com um motivo pessoal para fazer a viagem.

Amanhã a mostra pede licença a Ford para colocar na tela do auditório do Sesc o celebrado Sem Destino, filme de Dennis Hopper (1936–2010) que leva Peter Fonda e o próprio Hopper a cruzar os Estados Unidos em duas motos e encontrar tipos estranhos, como Jack Nicholson. John Ford volta na quinta-feira com O Homem Que Matou Fascínora, clássico absoluto do western.

A mostra será retomada na semana que vem, com exibições de O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões na segunda-feira; As Vinhas da Ira no dia 13 e termina com Médico & Amante no dia 14.

Os filmes serão exibidos em duas sessões, sempre ao meio-dia e às 19h, no auditório da unidade Centro do Sesc da Capital.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp