icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Mutarelli lança com ajuda de fãs

Autor de 'O Dobro de Cinco' e 'O Cheiro do Ralo', Lourenço Mutarelli reuniu verba necessária para seu próximo projeto pelo crowdfunding.

Publicado em 08/12/2012 às 6:00


Autor em evidência no país nos últimos anos nos quadrinhos e na literatura, Lourenço Mutarelli é um dos novos adeptos da via do crowdfunding.

O autor de O Dobro de Cinco e O Cheiro do Ralo – este último virou filme em 2007 estrelado por Selton Mello – conseguiu arrecadar verba para seu próximo projeto graças a contribuições financeiras de fãs no site Catarse.me.

Lourenço Mutarelli - Sketchbooks (R$ 150) é um box com uma seleção de cinco cadernos que trazem insights e desenhos do processo criativo do artista. O projeto é da editora Pop, que pediu R$ 38 mil por 45 dias para viabilizá-lo e obteve mais de R$ 44 mil.

Todo o projeto foi orçado em mais de R$ 90 mil, mas o montante de R$ 38 mil foi suficiente, segundo os editores, para viabilizar a produção cobrindo a fotografia dos sketchbooks (os esboços não foram escaneados para não danificá-los), textos, tradução (será uma edição bilíngue) e o papel para a impressão.

Ainda acompanha o box o sexto volume A Vida com Efeito, com ilustrações e texto do autor, dos editores e introdução de Arnaldo Antunes.

Roger Bassetto e Cezar de Almeida, editores da Pop, tiveram o primeiro contato com os sketchbooks de Mutarelli quando um deles estava sendo escaneado para ilustrar um trabalho para a Companhia das Letras, atual editora do artista.

Empolgados com o material, Bassetto e Almeida conceberam o projeto e tentaram levantar fundos via patrocínio por quase um ano, sem sucesso. "O meu editor até ofereceu o projeto para a Companhia, mas eles disseram que não é o perfil deles. De qualquer forma, eu já havia acertado com a Pop", afirma Mutarelli, que havia experimentado um 'embrião' do projeto quando a Pop convidou ele e outros autores para a coletânea Sketchbooks - As Páginas Desconhecidas do Processo Criativo, lançada em 2010.

Tendo como lema "alimento para mentes criativas", a editora Pop nasceu da experiência de seus fundadores com a livraria e galeria Pop, que funcionou no bairro paulistano de Pinheiros de 2006 a 2010.

"Existe um interesse da editora pelo processo criativo. Reparamos que o nosso mercado não abordava bem isso, enquanto no exterior já tinha sido publicada muita coisa. Faltava isso aqui com artistas brasileiros", define o editor Roger Basseto.

A primeira reação de Mutarelli sobre o crowdfunding foi o ceticismo, pois achava que era um valor muito alto pra arrecadar. Mas o retorno positivo o surpreendeu. "Soube que algumas pessoas tentaram contribuir já depois que a arrecadação foi encerrada no Catarse.me", conta o autor.

Agora o quadrinista demonstra ânimo após essa primeira empreitada financiada por fãs. "Achei maravilhoso e tentador. Tenho muita vontade de lançar coisas mais artesanais neste formato". (Da Folhapress)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp