icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Na terra de Sivuca

Terceira eliminatória do Forró Fest seleciona mais três mkúsicas para a grande final em Itabaiana; cidade recebeu o festival pela primeira vez.

Publicado em 21/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:08


'Sertanejo Nordestino', do compositor Galego do Pajeú; 'Eu Sou Nordeste Brasileiro', de Severino dos Ramos de Araújo; e 'Suor, Sangue e Petróleo', de Rosivelt Fernando da Silva, foram as três músicas classificadas na terceira eliminatória do Forró Fest 2013, que aconteceu no último sábado, na cidade de Itabaiana, localizada no Agreste paraibano.

A cidade recebeu o festival pela primeira vez e atraiu grande público local e de municípios circunvizinhos.

As três músicas selecionadas concorrerão à grande final, que acontecerá no dia 8 de junho, em Campina Grande, durante O Maior São João do Mundo. As três canções foram interpretadas por seus compositores.

O Galego do Pajeú não se continha de emoção, pois pela primeira vez chegara à final do maior festival de música nordestina do Brasil. “Da outra vez, bati na trave e, graças a Deus, com 'Sertanejo Nordestino' estou na final. Minha música fala da minha história e do meu estilo musical, que sigo cantando e sendo aceito pelo mundo. É o sertanejo cantado de maneira nordestina, misturando o estilo romântico com as sagas do Sertão”, declarou.

Já Severino dos Ramos de Araújo, que já se inscreveu no festival por três vezes, mas só agora concorreu em uma eliminatória, disse que o resultado é proveniente de muita dedicação. “Quando a gente faz uma coisa com carinho é sinal que teremos retorno. Essa canção mostra algumas características do povo nordestino. Estou muito feliz e sem palavras para descrever esse momento”, relatou o compositor de 'Eu Sou Nordeste Brasileiro'.

Caracterizado com a roupa preta, simbolizando o petróleo, e com uma gravata vermelha, em alusão ao sangue, Rosivelt Fernando da Silva interpretou sua canção demonstrando a luta do nordestino e mostrou o valor do suor do povo em cima do palco. “Cada item desses tem um significado. É a quarta vez que concorro no Forró Fest e ir à final é uma grande consagração e com isso pedimos mais voz e vez para o Nordeste”, destacou.

NA PRAÇA
Em Itabaiana a festa foi realizada na praça e começou ao som do triângulo, sanfona e zabumba do trio Os Três do Nordeste, que presenteou um dos organizadores do festival, Paulo Pena, com uma placa, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da cultura nordestina.

Pontualmente, à meia-noite, Chico Forró anunciou a apresentação das 12 músicas concorrentes, cujas escolhas dos jurados foram conhecidas logo em seguida, quebrando o script das eliminatórias anteriores, quando o resultado foi anunciado após a apresentação da segunda atração artística da noite.

Depois foi a vez da Banda Saia Rodada subir ao palco e agitar o público que lotou a praça pública da cidade. A animação prosseguiu com o show do cantor Ton Oliveira.

Paulo Pena ressaltou o grande número de pessoas que prestigiaram o evento. “Como característica, nunca esperamos um grande público em uma cidade que recebe o Forró Fest pela primeira vez, o que tem mudado com o passar do tempo. E hoje observamos a casa cheia, onde todos participam e interagem com o festival. Isso é sinal de uma semente para a próxima edição. É uma aposta que está dando certo”, destacou.

O prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos, disse que receber o Forró Fest pela primeira vez simboliza o resgate da cultura, já existente em suas raízes, uma vez que a cidade é terra natal do compositor e multi-instrumentista Sivuca.

“O festival consegue trazer de volta essa conquista da Rainha do Vale do Paraíba e o vemos, não apenas como uma festa, mas como o resgate da cultura nordestina e paraibana, onde a população itabaianense se identifica. Além disso, o festival promoveu o aquecimento econômico da cidade, que já apresentou aumento na movimentação há mais de uma semana nos diversos setores, gerando ainda emprego e renda”, afirmou.

O vice-prefeito, Antoniel Carlos, também fez questão de demonstrar a satisfação. “É uma honra termos firmado essa parceria com as TVs Cabo Branco e Paraíba, tendo em vista que apesar da cidade ser um polo da região, nunca recebeu uma edição do festival. Isso comprova nosso incentivo e compromisso com a cultura regional”, pontuou.

O Forró Fest, que é promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, premiará com um carro 0 km o primeiro colocado, uma moto para o segundo e terceiro lugares, respectivamente, além de R$ 3 mil para o melhor intérprete.

No próximo sábado, o município do Conde, no litoral sul da Paraíba, sedia a última eliminatória do festival.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp