icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

O acervo do centenário

Centenário do historiador Humberto Nóbrega será comemorado, nesta quarta-feira (15) com uma programação cultural no Unipê, em João Pessoa.

Publicado em 15/08/2012 às 6:00


O centenário do historiador Humberto Nóbrega será comemorado hoje, a partir das 19h, com uma programação cultural no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), no bairro de Água Fria (zona sul da capital).

O evento, que terá apresentação musical, monólogo teatral e exposição, contará com a presença de Ariano Suassuna compondo uma mesa juntamente com Ricardo Antonio Rosado Maia e EvandoNóbrega.

Nascido no dia 3 de fevereiro de 1912, Humberto Carneiro da Cunha Nóbrega formou-se em Medicina na Bahia e ajudou a fundar a Faculdade de Medicina da Paraíba e Academia Paraibana de Medicina.

Primeiro biógrafo de Augusto dos Anjos, ocupou a cadeira nº 1 da Academia Paraibana de Letras (que tem o poeta do Eu como patrono) e construiu, em vida, um rico acervo de edições, imagens, cartas e anotações do seu biografado.

"Em 21 anos de trabalho, nunca vi um acervo tão grandioso", conta Maria das Graças Pereira Feitosa, coordenadora do Núcleo de Documentação e Arquivo do Unipê (NDA) e organizadora da exposição, que poderá ser visitada durante a noite.

Além de um breve mostruário das mais 10 mil fotos fornecidas pela família Nóbrega, o público poderá conferir uma linha do tempo explicando a trajetória do historiador, seus diplomas e as medalhas conquistadas durante sua carreira como presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP).

Segundo a coordenadora do NDA, a previsão é que o material, hoje acondicionado no núcleo, seja posteriormente deslocado para um outro espaço, onde funcionará um memorial dedicado a Humberto Nóbrega. "Ele era um grande colecionador, um grande homem, um visionário na área cultural", diz Maria das Graças.

"Quem mexe neste acervo, flutua".

RECITAL E MONÓLOGO
Completam a agenda um recital do Coral da Unipê, um monólogo da atriz Zezita Matos e uma sessão de autógrafos da obra Humberto Nóbrega: Um Homem entre os Livros (Ideia, 120 páginas), de Rosane Coutinho Pereira Lacet. O livro é fruto de uma pesquisa iniciada pela autora em 2004, que se desdobrou em seu trabalho de conclusão do curso de Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Lacet, que também é pedagoga, frisa a relação de Humberto Nóbrega com a escrita, que remonta sua infância no Lyceu Paraibano: "Aos 12 anos, ele já escrevia para jornaizinhos do Lyceu", conta a pesquisadora.

Nóbrega firmou uma reputação como acadêmico, tendo sido o principal responsável pela fundação da faculdade de Medicina, na UFPB, implantando os cursos da área de Saúde e lecionando em cursos como o de Direito e Arquitetura.

"Ele era uma pessoa de muitas facetas, um pesquisador nato que sempre procurava fazer um paralelo entre as suas áreas de atuação", conclui.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp