icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

O Exorcista em livro e blu-ray

Ação foi para marcar os 40 anos da produção que fez história no cinema e pode até ganhar uma série de TV.

Publicado em 31/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37

O filme mais assustador de todos os tempos – posição confirmada por uma pesquisa da loja britânica HMV, divulgada no Dia das Bruxas de 2007, há exatos 6 anos –, O Exorcista (The Exorcist, 1973) ressurge em livro e blu-ray para marcar os 40 anos da produção que fez história no cinema e pode até ganhar uma série de TV.

Dirigido por William Friedkin, o filme tem por base o livro lançado 2 anos antes pelo escritor William Peter Blatty. Fora de catálogo há décadas, a obra está de volta às livrarias brasileiras em nova edição da editora Agir, que incluiu um capítulo inédito.

O livro também pode ser o ponto de partida de uma série produzida por Roy Lee (o mesmo de O Chamado), mas não há nada confirmado até agora.

Blatty construiu seu romance a partir de um caso verídico ocorrido em 1949 com um garoto de 14 anos. No livro, o garoto dá lugar a Regan, de 11 anos, filha de uma atriz que recorre à igreja para livrar a menina de um demônio que se apossou do corpo da garota.

Segundo o Los Angeles Times, o livro foi um fracasso de vendas quando lançado, em 1971. Mas depois que Peter Blatty conseguiu aparecer no prestigiado The Dick Cavett Show, O Exorcista alcançou rapidinho o topo dos mais vendidos do The New York Times.

Em 1972, a Warner Bros. comprou os direitos do livro e sondou Stanley Kubrick (que mais tarde faria O Iluminado) para dirigi-lo. A tarefa, no entanto, coube a William Friedkin, em alta por ter feito, em 1971, o clássico Operação França.

Friedkin ganhou uma cópia do livro do próprio Blatty quando fazia Operação França. Deu uns pitacos no roteiro e injetou ânimo ao roteirista para levar a ideia do filme a diante, mas quando foi lançado, o resultado não agradou o autor, já que o diretor cortara muitas das sequências chaves da trama.

Em 2006, Friedkin lançou uma edição estendida com 12 minutos dessas sequências descartadas e assim fez as pazes com Peter Blatty. Numa das novas cenas, Regan (Linda Blair) desce as escadas de sua casa de costas, como se fosse uma aranha.

Instantaneamente se tornou uma das imagens ícones do filme, ao lado da “cena do vômito” e de quando ela gira a cabeça ao contrário.

O elenco – formidável – ainda inclui a atriz Ellen Burstyn no papel da mãe de Regan, Chris, e os atores Max von Sydow e Jason Miller nos papéis dos padres convocados para arrancar o demônio do corpo da jovem Regan, respectivamente os padres Merrin e Damian.

As histórias de bastidor de O Exorcista recheiam a mais nova edição do filme em blu-ray, tripla, lançada no começo deste mês no exterior com as duas versões do filme, a original (1973) e a estendida (2006).

Ao montante de extras da edição dupla lançada em 2010 (inédita no Brasil) foram acrescentados dois documentários inéditos: ‘Além da Compreensão: O Exorcista de William Peter Blatty’, que acompanha o autor de volta à casa onde ele escreveu o livro, 40 anos depois, e ‘Falando com o diabo’, raro depoimento do padre Eugene Gallagher, que teria passado por exorcismo real.
A única edição em blu-ray de O Exorcista disponível no Brasil é a estendida.

11 curiosidades sobre 'O Exorcista'

1 - A personagem Chris MacNeil (interpretada por Ellen Burstyn) foi inspirada em Shirley MacLaine, que foi amiga e vizinha do autor do livro, William Peter Blatty. MacLaine até foi convidada para o papel, mas recusou.
2 - Para o papel da mãe da jovem Regan foram sondadas, também, Audrey Hepburn e Jane Fonda.
3 - Ellen Burstyn aceitou atuar em 'O Exorcista' desde que sua personagem não dissesse a frase "Eu acredito no demônio!", que fazia parte do roteiro original. Foi atendida.
4 - Antes do filme, o ator Jason Miller (o padre Damien Karras) chegou a estudar para ser padre de verdade, mas largou o curso alegando “falta de fé”.
5 - A atriz Linda Blair, com 13 anos na época, derrubou 500 crianças pelo papel de Regan.
6 - Inicialmente, a voz do demônio seria da própria Linda Blair. Mas após 150 horas de trabalho, o diretor resolveu substituí-la pela voz de Mercedes McCambridge que comeu ovos crus, tomou muito álcool e fumou diversos cigarros para poder fazer a voz do demo. Mais tarde, McCambridge processou a Warner Bros. para que seu nome constasse nos créditos do filme.
7 - A famosa cena em que Regan vira a cabeça para trás quase ficou de fora da montagem original. O pedido foi feito por Peter Blatty, que também assina o roteiro do filme, ao diretor William Friedkin.
8 - O trailer original de 'O Exorcista' foi banido de vários cinemas por ser "muito assustador".
9 - O ator Max Von Sydow tinha 43 anos quando fez o papel do Padre Merrin, que no filme tem quase 80 anos. A maquiagem para fazê-lo ter quase que o dobro da idade levava quatro horas.
10 - Durante a produção, um incêndio misterioso queimou grande parte do set de filmagem, com exceção do quarto de Reagen, onde se passam as cenas mais assustadoras do filme. O diretor William Friedkin cogitou a possibilidade de exorcizar o set.
11 - 'O Exorcista' recebeu 10 indicações ao Oscar e foi o primeiro filme de horror a receber uma indicação da Academia para Melhor Filme. Venceu dois: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp