icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

'Outubro do Teatro' começa nesta sexta; confira programação completa

Abertura acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 19h10, no teatro Armando Monteiro Neto - o Teatro do Sesi, em João Pessoa. Veja programação completa do evento.

Publicado em 15/10/2010 às 15:00

Astier Basílio
Do Jornal da Paraíba

Uma boa notícia para o teatro paraibano: começa nesta sexta-feira (15) o ‘Outubro do Teatro’, o evento que há três anos não era realizado. Todavia, a versão deste ano, com apenas nove dias, é bem menor do que as edições anteriores, que constava de uma programação de um mês inteiro. A entrada dos espetáculos é franca.

Confira programação completa do Outubro do Teatro

Veja mais opções de lazer na Agenda Cultural

Por outro lado, privilegia-se mais atrações de rua e é a primeira vez que na grade serão apresentados espetáculos internacionais, da Colômbia e da Nigéria. Ao todo serão 14 peças, além de apresentações oriundas das duas oficinas ministradas durante o evento, que é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope). A entrada dos espetáculos é franca.

A abertura acontece, a partir das 19h10, no teatro Armando Monteiro Neto - o Teatro do Sesi, em João Pessoa (no Centro da cidade). O primeiro espetáculo é a montagem carioca Rebu, do grupo Teatro Independente do Rio de Janeiro. O texto é de Jô Bilac, um dos jovens autores que vêm ganhando destaque na dramaturgia nacional.

A companhia e o dramaturgo reeditam a dobradinha de Cachorro!, espetáculo anterior, em que tanto o texto de Bilac como a apresentação do grupo mereceram destaque da crítica, circularam pelos principais festivais do país. A julgar pela sinopse, a peça enfoca as brigas de uma esposa com os parentes do marido, teremos uma outra releitura irônico do universo do nosso maior poeta dos palcos, Nelson Rodrigues, grande influência na peça Cachorro!.

Veja outros destaques

Dentre os destaques da programação o espetáculo Prêt-à-Porter - Coletânea 2, do Centro de Pesquisa Teatral, o CPT, do encenador Antunes Filho, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro hoje. Mas vale a ressalva: não é uma peça dirigida por ele, mas, sim, coordenada. Na montagem, são reunidas três cenas que fizeram parte de versões anteriores do projeto Prêt-à-Porter: “Estrela da manhã”, “Ponto sem retorno” e “O poente do sol nascente”. Coordenação do diretor Antunes Filho.

Outra apresentação que promete chamar muito a atenção do público é o ensaio aberto do espetáculo Retábulo. Depois de 18 anos sem dirigir nada com a Piollin, o encenador Luiz Carlos Vasconcelos assina a direção da nova montagem do mais respeitado grupo paraibano. Será a primeira peça a reunir Luiz e o grupo (Gaivota - alguns rascunhos foi dirigida por um encenador convidado, Haroldo Rego) depois do sucesso Vau da Sarapalha.

É novamente a literatura quem desperta a inquietação criativa de Luiz Carlos. Se em Vau foi o universo mágico e febril de um dos nossos mais importantes escritores, o mineiro Guimarães Rosa, agora, a Piollin enfrenta o desafio de dialogar com uma obra inventiva e monumental. É que a nova montagem baseia-se no conto Retábulo de Santa Joana Carolina, do escritor pernambucano Osman Lins.

Outro espetáculo interessante é Dom Quixote, do grupo Teatro que Roda, de Goiás. O curioso é que na última edição do Outubro no Teatro este mesmo espetáculo também fez parte da programação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp