icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Premiados em destaque

Filme 'Se Deus Vier, que Venha Armado' é o grande destaque desta terça-feira (17) na programação do Fest Aruanda.

Publicado em 17/12/2013 às 6:00

Título que abriu a 23ª edição do Cine Ceará, em setembro, Se Deus Vier, que Venha Armado (Brasil, 2013) é o destaque de hoje da mostra competitiva de longas-metragens do 8º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro.

O festival, que começou na sexta e ocorre até a próxima quinta-feira, em João Pessoa, segue com debates na sala Ponta do Seixas do Hotel Nord Blue Sunset (no Cabo Branco) e exibições de filmes e lançamentos de DVD no CinEspaço Mag Shopping (em Manaíra).

Sob a mediação da jornalista Maria do Rosario Caetano, os diretores das produções exibidas durante o festival debatem hoje pela segunda rodada da agenda do 'Diálogos Aruandas', abrindo o dia, às 9h, no Hotel Nord Blue Sunset.

Ainda pela manhã, na Sala 1 do CinEspaço, haverá reprise do longa-metragem Os Pobres Diabos (Brasil, 2013), de Rosemberg Cariry (Corisco & Dadá), que foi destaque na noite de ontem.

À tarde, no hall do CinEspaço, o pontão de cultura Multivisualnet Caatinga lança, a partir das 14h30, o DVD do projeto que articula sete pontos de cultura, sendo seis da Paraíba (das cidades de Bananeiras, Taperoá, Catolé do Rocha, Cuité, Serra Branca e Aparecida) e um de Pernambuco (da cidade de Arcoverde).

Cidadão Boilesen (Brasil, 2009), filme premiado no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, estreia no Aruanda às 16h, dentro da mostra '50 anos de Ditadura Militar pelo Olhar do Cinema Brasileiro'. O registro documental dirigido pelo carioca Chaim Letwiski revela as ligações entre o industrial dinamarquês Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente da Ultragás e do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), com a Ditadura Militar.

Boilesen foi assassinado por militantes do MRT e da Ação Libertadora Nacional em abril de 1971, na cidade de São Paulo. O documentário vai à Dinamarca, onde desencava arquivos escolares do futuro empresário, e entrevista amigos, civis e militares, entre eles autoridades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o cardeal dom Paulo Evaristo Arns.

Sete filmes disputam na 'Mostra Competitiva de Curtas Digitais', às 18h: os paulistas L e Connexion Munich, de Thais Fujinaga e Carlos Segundo; o carioca Uma, Duas Semanas, de Fernanda Teixeira; os pernambucanos Tubarão e O Fim do Filme, de Leo Barbosa e André Dib; e os paraibanos O Terceiro Velho e Lex Talionis, de Marcus Vilar e João Paulo Palitot, respectivamente. Todos os curtas foram feitos este ano.

Pelo 'Curta PB', os curtas apresentados às 20h, após intervalo na programação, serão: A Queima, de Diego Benevides, e Transmutação, de Torquato Joel. Ambos os curtas foram exibidos em edições do Curtqa Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.

A noite se encerra com a exibição de Se Deus Vier, que Venha Armado, longa-metragem de Luis Dantas (do televisivo A Performance) com Vinícius de Oliveira (o pequeno Josué de Central do Brasil). A ficção levou três prêmios no 23º Cine Ceará: melhor diretor, melhor ator (Ariclenes Barosso) e melhor fotografia (Hélcio 'Alemão' Negamine).

No filme, Vinícius de Oliveira é Damião, um detento que tem um envolvimento com o crime organizado e é liberado para passar o Dia das Mães fora da cadeia. O roteiro de Dantas e Beatriz Gonçalves mira ainda em outros três personagens: a jovem professora de teatro Cléo (Sara Antunes, de Tudo o Que É Sólido Pode Derreter), o estudante de teatro e amigo de Damião, Palito (Ariclenes Barroso, de Tatuagem) e o novato Cabo Joilson (André Franco, de Salve Geral).

O nome do filme é uma referência a uma canção da banda Pavilhão 9. O longa será reprisado amanhã, às 10h.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE:

9h30 - Diálogos Aruanda II

10h - 'Os Pobres Diabos' (reprise)

14h30 – Lançamento de DVD

16h – 'Cidadão Boilesen' (Brasil, 2009)

18h - Mostra Competitiva de Curtas Digitais

20h - Curta PB

20h30 - 'Se Deus Vier, Que Venha Armado' (Brasil, 2013)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp