icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Procurador estreia no cinema com filme sobre transgêneros

Eduardo Varandas é roteirista e diretor de 'Hosana nas Alturas'.

Publicado em 11/03/2017 às 15:40

A paixão pelo cinema e a constante luta pelos direitos humanos levaram o procurador federal Eduardo Varandas a encarar os desafios de uma produção cinematográfica. Com o curta-metragem "Hosana Nas Alturas", Eduardo estreia como roteirista e diretor. A produção trata da temática dos direitos humanos dos transgêneros, além do fundamentalismo religioso, e deve ser finalizada em abril.

Apesar de ser a primeira incursão do procurador no cinema, o roteiro produzido por ele já foi premiado. Em 2016, o roteiro ganhou o primeiro lugar no prêmio Walfredo Rodriguez, promovido pela Agência Brasileira de Cinema (Ancine). "Eu sempre fui um admirador do cinema e sempre quis participar da produção de filmes, não como ator, mas pro trás da câmeras", afirma Eduardo Varandas.

O filme atualmente encontra-se na fase de pós-produção, quando são feitos alguns ajustes na finalização. Durante toda a produção, Varandas manteve a preocupação que os valores da Paraíba fossem destacados. Todo o filme foi rodado no estado e conta com a equipe composta totalmente por paraibanos.

"Hosana Nas Alturas" conta a história de Hosana, interpretada por Nyka Barros, uma travesti que trabalha como prostituta e não compreende o motivo pelo qual é rejeitada por igrejas cristãs. Por outro lado, há Normando, interpretado por Daniel Porpino, que é um homem que não aceita o fato de ser homossexual. No curta, o dois se encontram em uma boate gay e a partir deste momento, o destino de ambos é mudado para sempre.

Escrever o roteiro foi um verdadeiro desafio para Eduardo Varandas, que buscou inspiração em seus filmes favoritos para aprender as técnicas da escrita de um roteiro. "Busquei o roteiro de filmes como E.T. - O Extraterreste e Tubarão, além de algumas produções nacionais e do cinema francês", diz Eduardo.

A produção do curta é assinada pela Canários Filmes. Já Varandas é o responsável pelo roteiro do filme e pela co-direção juntamente com Kennel Rogis e Thyego Lopes. No elenco, estão Nyka Barros, Daniel Porpino, Tavinho Teixeira e Glaydson Gonçalves. A trilha sonora, que é completamente original, teve a direção de Renato Oliveira e conta com a musicalização do poema "Eu" de Florbela Espanca na voz da cantora paraibana Mira Maya e instrumentais do DJ paraibano Iordan Moura.

Conforme Varandas, o curta-metragem deve primeiramente ser exibido em festivais nacionais e internacionais. Em seguida, um projeto será estudado junto com a equipe como uma forma de a produção ser massificada, sendo exibida, possivelmente, em plataformas de streaming. Para o futuro, Eduardo afirma que não pretende abandonar o cinema e que dedicará os tempos livres de sua atividade como procurador federal do trabalho para concretizar outras obras de cinema experimental.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp