CULTURA
Professor da UFPB lança livro sobre transposição do São Francisco
Obra, que já foi lançada na Bienal de São Paulo, trata dos bastidores da obra.
Publicado em 17/08/2018 às 7:00 | Atualizado em 17/08/2018 às 15:30
O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Francisco Jácome Sarmento lança em João Pessoa nesta sexta-feira (17) o livro 'Transposição do Rio São Francisco – Os bastidores da maior obra hídrica da América Latina'. O coquetel de lançamento será realizado às 17h30, no hall da Reitoria da UFPB.
Publicada pela editora portuguesa Chiado Books, a obra é narrada em primeira pessoa, da perspectiva de quem coordenou os Estudos de Planejamento de Engenharia de Recursos Hídricos da Transposição nos governos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa forma, o livro se constitui em um documento histórico testemunhal das diferenças marcantes, percebidas pelo autor, de como o Nordeste brasileiro e suas peculiaridades, geográficas e humanas, foram trabalhadas pelos três presidentes da República.
Para Sarmento, que é doutor em Engenharia Civil, o livro versa sobre os episódios mais relevantes que obstaram ou facilitaram a concretização do projeto até os dias atuais, quando se deu a inauguração do Eixo Leste pelo presidente Temer e, sete dias depois, pelos ex-presidentes Lula e Dilma.
“O livro é uma homenagem aos engenheiros envolvidos com o projeto da Transposição, mas reconheço a impossibilidade de separar a competência técnica da engenharia brasileira da vontade política em realizar essa gigantesca obra. Assim, abordo também a decisiva dedicação de personagens políticos brasileiros que, direta ou indiretamente, tiveram a ver com o empreendimento”, afirma.
O livro, prefaciado pelo jornalista paraibano Rubens Nóbrega, já se encontra disponível em papel e formato de e-book no site da editora e na Livraria Cultura.
Comentários