icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Professor diz que fim do mundo é 'jogada da mídia'

Robson Tavares disse que especialistas afirmam que 2012 está mais baseado em desejos, ignorância de astronomia e um alto nível de paranoia.

Publicado em 06/03/2011 às 9:20

De Silvana Torquato do Jornal da Paraíba

O tema “Fim do Mundo” sempre foi alvo de debates e especulações em toda a história. Várias seitas e religiões já tentaram prever quando o mundo ia se acabar e de que forma isso aconteceria. No entanto, a polêmica voltou à tona com a profecia Maia e a suposta interpretação do Chilam Balam, que é uma coleção de textos tidos como sagrados. A previsão mais próxima do fim do mundo está marcada para 2012, de acordo com o calendário Maia, que é circular e encerra no dia 21 de dezembro do próximo ano.

Esse tema será aprofundado nesta segunda-feira (7), durante a 13ª edição do Encontro para a Consciência Cristã, que está acontecendo no Parque do Povo, em Campina Grande, desde a última quarta-feira. O professor Robson Tavares, da Igreja Cristã Nova Vida, que fica no Catolé, em Campina Grande, vai ministrar a palestra com o tema “2012: a distorção da profecia maia e o fim do mundo”, no período da tarde na ilha 4. Para Robson, a questão do fim do mundo para 2012 tem tomado grandes proporções e “tudo não passa de uma jogada filosófica, religiosa e de mídia acerca do calendário Maia”. Ele disse que especialistas afirmam que 2012 está mais baseado em desejos, ignorância de astronomia e um alto nível de paranoia.

“O fato é que adeptos de religiões especulativas e místicas têm utilizado isso como desculpa para realizar distorções e especulações que visam tão somente chamar a atenção e causar pânico e alvoroço. Em contrapartida, a indústria cinematográfica tem utilizado a oportunidade para faturar mais alguns milhões”, ressaltou. Robson Tavares vai usar como apoio para explicar essas profecias vários filmes que tratam do assunto.

Ele explica que há uma diferença entre o nosso calendário linear, que começa no ano zero e segue “infinitamente” em sua contagem, com o calendário Maia, que é circular e zera após 5.200 anos. “Ou seja, quando atingirmos o dia 21 de dezembro de 2012. A partir daí, os Mais zeram a contagem e reiniciam o calendário em 0.0.0.0.1”, afirmou. O professor lembra também que a Bíblia fala sobre o fim do mundo. “Todavia, não o faz com base em especulações, mas com base em evidências que podem ser observadas atualmente, com a intensificação da violência, promiscuidade sexual e moral, terremotos e guerras”, disse.

De acordo com Robson, tratando-se do contexto profético, a Bíblia possui 985 passagens proféticas, dentre as quais mais de 500 já se cumpriram como estavam escritas. “Dessa forma, se todas as profecias bíblicas têm se cumprido literalmente, não existem razões para duvidar do cumprimento do restante que ainda falta. A finalidade da profecia bíblica, além de alertar acerca dos acontecimentos futuros, é apresentar o caminho para ter esperança e conforto”, concluiu.

Vinacc exalta Cristo e propaga evangelho

Durante o período de carnaval, a Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc) está promovendo o Encontro para a Consciência Cristã, que começou na última quarta-feira (2) e segue até a próxima terça-feira, 8, (com o objetivo de exaltar a pessoa de Jesus Cristo, edificar a Igreja, defender os princípios da fé cristã e propagar o evangelho. Neste ano, o evento está contando com 19 eventos paralelos, 38 preletores, 112 palestras, diversas participações musicais e sete pregações noturnas.

Dando prosseguimento à programação, o evento começa neste domingo às 8h30 com o 1º Encontro de Pastores e Esposas – Numa Visão Cristocêntrica, no Centro de Convenções do Garden Hotel, com o tema “Plenitude do Espírito e Família, tendo como preletor Augustus Nicodemus de São Paulo. Durante a manhã e tarde ainda haverá mais 17 palestras no Parque do Povo com temas variados. Uma delas trata das “Consequências sociais, físicas e espirituais do uso das drogas” com João Luis Vieira do Rio de Janeiro.

No Parque do Povo também haverá a palestra sobre “Modernidade – Como surgiu, como tomou conta da cultura e quem são seus pensadores” com o professor Edson Camargo, que veio de São Paulo. À tarde, das 14h30 às 16h30, os participantes também poderão assistir a palestra “Quais os perigos da auto-ajuda?” com Joaquim de Andrade de São Paulo; “Incredulidade – A Síndrome do terceiro milênio”, com David Botelho de Minas Gerais; “A banalização da música evangélica”, com Socorro Teles de Campina Grande; “Quando o abuso sexual é perpetrado pelo Estado”, com Rozangêla Justino, do Rio de Janeiro, entre outras.

A programação da Consciência Cristã dá continuidade na segunda-feira com o 1º Encontro de Pastores e Esposas e com o 1º Encontro de Pacificadores. Durante a manhã e tarde também serão disponibilizadas mais 17 palestras que vai tratar de profecias; heresias; seitas; escola dominical; cristãos secretos; a igreja de Cristo; liberdade religiosa; lar saudável; pornografia e violência urbana; a reforma protestante, entre outros.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp