icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Programa internacional

Sala de Concertos Radegundis Feitosa recebe convidados internacionais em programação de apresentações e masterclasses.

Publicado em 03/04/2013 às 6:00


Consolidando sua reputação como espaço dedicado à música erudita em João Pessoa, a Sala de Concertos Radegundis Feitosa recebe esta semana uma programação de apresentações e masterclasses com a presença de convidados internacionais.

Nesta quarta-feira, às 20h30, dividem a sala do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o contrabaixista uruguaio Milton Masciadri (professor da Universidade de Georgia, nos EUA) e o pianista brasileiro José Henrique Martins (professor da UFPB).

O evento marca o início de um intercâmbio cultural organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB e instituições de ensino superior de outros países.

Na sexta-feira, também às 20h30, Masciadri e Martins voltam ao palco como participantes especias de um concerto de música de câmara executado pelo Artesan Trio e a violista Kate Hamilton (do Concordia College, também nos EUA).

Hamilton já está na Paraíba e ministra hoje na UFPB, a partir das 16h, uma masterclass de viola voltada para alunos e ex-alunos do Departamento de Música.

Segundo Felipe Avellar de Aquino, violoncelista integrante do Artesan Trio e um dos articuladores desta agenda, as atividades celebram a aprovação do curso de doutorado em música pela Capes, que ocorreu em fevereiro.

As inscrições para o curso já começaram e o processo de seleção será realizado em julho, com as primeiras turmas ingressando no doutorado já a partir do mês de agosto.

Pouco antes do ensaio para o recital de hoje, Milton Masciadri conversou com o JORNAL DA PARAÍBA e falou sobre o repertório das duas noites. De acordo com o contrabaixista, as partituras do recital são assinadas por compositores como Bach (1685-1750) e Schubert (1797-1828), a quem o duo oferece a primeira metade do programa (com o 'Adagio', do compositor alemão, e a 'Sonata Arpeggione', do austríaco) .

"Na segunda metade, temos um choro brasileiro feito para contrabaixo ('Choron', de Villani-Cortês) e duas transcrições para o instrumento: 'Vocalise', de Rachmaninoff (1873-1943), e uma versão que eu fiz da famosa trilha sonora de A Lista de Schindler (1993), composta por John Williams", afirma Masciadri, que completa o programa com 'Elegia e Tarantella' e 'Fantasia La Sonnambula', do italiano Bottesini (1821-1889).

No concerto com o Artesan Trio e Kate Hamilton, na sexta-feira, haverá uma homenagem ao compositor argentino José Alberto Kaplan (1935-2009), um dos fundadores do Departamento de Música da UFPB.

Os músicos executam a obra 'Três bagatelas para quinteto de cordas', escrita por Kaplan no início dos anos 1990 e gravada recentemente por uma formação feita por músicos da UFPB.

Segundo Avellar de Aquino, do Artesan Trio, um álbum com a peça instrumental será lançado em breve pela UFPB.

São parceiros do violoncelista, no Artesan Trio, o violinista Hermes Cuzzuol e a violinista Sandra Aquino, outra organizadora do evento apoiado pelo Laboratório de Música Aplicada (Lamusi) e pela Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI) da UFPB.

Além da homenagem a Kaplan, o trio interpreta uma suíte para viola e contrabaixo, de Reinhold (1875-1956), um trecho de uma sonata para viola e piano de Brahms (1833-1897) e um quinteto para piano e cordas, de Williams (1872-1958).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp