CULTURA
Projeto traz para João Pessoa mais de 20 espetáculos de teatro, dança e circo
Projeto Cardume será aberto nesta quinta (7) e acontece até o dia 29 de janeiro, com apresentações nos teatros Paulo Pontes e Lima Penante.
Publicado em 04/01/2016 às 17:38
Tomando como base a ideia de coletivo e a perfeita sincronia entre os membros de uma mesma equipe, os peixes que habitam os espelhos d’água do Espaço Cultural José Lins do Rego serviram de inspiração para o nome do projeto de ocupação a ser lançado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) nesta primeira semana de janeiro. Intitulada “Cardume”, a ação traz mais de 20 espetáculos de teatro, dança e circo. A abertura acontece nesta quinta-feira (7) e a programação se estende até o dia 29, com apresentações de quinta a domingo nos teatros Paulo Pontes e Lima Penante.
A atração do primeiro dia é Diário de Um Louco, com o grupo Lavoura, que será apresentado no Teatro Paulo Pontes às 20h. Na sexta-feira (8), é a vez de “Clown Bar”, com os Bufões de Olavo, às 20h. No sábado (9), há opções para crianças e adultos, começando com o “Caminhão de Palhaços” do grupo Los Iranzi, às 17h. Em seguida, às 20h, o Balé Popular da UFPB apresenta “Caminhos”. Fechando as apresentações do fim de semana de estreia, a programação de domingo traz “O Palhaço e a Bailarina”, com a Trupe Arlequin, às 17h e “Esparrela”, do Grupo Bigorna.
O projeto nasce da necessidade de ocupar esses locais durante o mês de janeiro, além de oferecer mais uma opção de lazer aos turistas que visitam a capital paraibana durante o período de alta estação. A ideia é proporcionar um ambiente de circulação de espetáculos paraibanos. A curadoria dessa primeira edição fica por conta dos fóruns de teatro, dança e circo, representados por Antônio Deol, Rafaela Amorim e Marinalva Rodrigues, respectivamente.
A curadoria foi feita pelos coordenadores (teatro, dança e circo) da Funesc, com a contribuição dos fóruns, representados por Antônio Deol, Rafaela Amorim e Marinalva Rodrigues, respectivamente, e também controu com a parceria de Edilson Alves representando o NTU - Núcleo de Teatro Universitário (Lima penante).
O Cardume é uma iniciativa da Funesc desenvolvida por meio das coordenações das respectivas áreas envolvidas no projeto. Além de estabelecer uma agenda de programação ao longo do mês de janeiro, o projeto dá acesso ao público em geral ao que está sendo produzido na cena paraibana. O projeto também contribui para a formação de público oferecendo atrações ao preço de R$ 10 (inteiro) e R$ 5 (estudante).
Programação de teatro
Teatro Paulo Pontes
Dia 7
"No mundo da Rua", Homens de Saia, às 19h
"Diário de um Louco", Grupo Lavoura de Teatro, às 20h
Dia 10
"Esparrela", Bigorna Grupo de Teatro, às 20h
Dia 15
"Os malefícios do fumo", Cia Jazztual de Teatro, às 20h
Dia 17
"Zé Lins, o pássaro poeta", Engenho Imaginário de Teatro, às 17h
Dia 23
"Festa dos contos", Cia. de Teatro Encena, às 17h
"Mercedes", Galharufas Companhia de Teatro, às 20h
Programação de Circo
Teatro Paulo Pontes
Dia 8
"Clown Bar", Grupo Bufões de Olavo, às 20h
Dia 9
"Caminhão de palhaço", Grupo Los Iranzi, às 17h
Dia 10
"O palhaço e a bailarina", Trupe Arlequim, às 17h
Dia 16
"As engraxadinhas", Cia. Lua Crescente, às 20h
Dia 21
"Acorda, Aurora! A Comédia", Cia. Rataplan, às 20h
Dia 24
"Clownssicos - Uma Nova velha História de Amor", Cia. dos Clownssicos, às 20h
Teatro Lima Penante
Dia 16
"Contrastes de um Clown", Cia. de Artes a Diferença, às 20h
Dia17
"Riso Mágico", Olha eu Aqui, às 20h
Programação de dança
Teatro Paulo Pontes
Dia 9
"Caminhos", Balé Popular da UFPB, às 20h
Dia 14
"Noite de Solos", com Ana Marques, Joyce Barbosa e Lilian Maranhão, às 20h
Dia 16
"Enquanto o tempo chega", Ballet Jovem da Paraíba, às 17h
Dia 17
"Ethnotron Ghetto Experiment", Tribo Éthnos, às 20h
Dia 22
"Lebenswelt", Paralelo Cia de Dança, às 20h
Dia 24
"E Se Conversássemos", Ballet Jovem da Paraíba, às 17h
Comentários