CULTURA
Quaternaglia faz show nesta terça em JP
Celebrado internacionalmente, quarteto de violões Quaternaglia passa nesta terça-feira (30) por João Pessoa com a turnê 'Estampas'.
Publicado em 30/08/2011 às 7:00
Tiago Gemano
Fazia quatro anos que o Quaternaglia não se apresentava no Nordeste. Mas foi a região, particularmente Sergipe e Paraíba, que ganhou a oportunidade de receber o finalzinho da turnê do CD Estampas (Tratore, 2010, R$ 35,00), registro que faz uma colagem de diferentes repertórios oriundos dos mais diversos pontos geográficos do país, privilegiando os ritmos de raízes nordestinas.
O quarteto de violões, que se apresentou ontem em Aracaju, chega hoje a João Pessoa para um show gratuito, às 20h, no Teatro Santa Roza. A peça 'Frevo e fuga', de Paulo Bellinati, será o principal elo de um programa que faz uma ligação entre o barroco europeu e a tradição musical contemporânea brasileira, em particular a do frevo de rua e da embolada de coco.
Segundo Sidney Molina, um dos membros do Quaternaglia, esta ponte entre Brasil e Europa se dá pela notoriedade que o grupo ganhou lá fora, onde excursiona com frequência. “Temos viajado pouco nacionalmente. Nesta turnê, escolhemos apenas seis cidades, entre elas Aracaju e João Pessoa, porque foram lugares onde tivemos boa acolhida e para onde queríamos muito retornar”, diz o violonista.
Além da obra de Bellinati, o Quaternaglia prepara outra surpresa para o show: “Vamos executar uma peça de Villa-Lobos que começa com uma embolada de coco e que nos lembra muito Jackson do Pandeiro. Nossa expectativa é muito grande e esperamos que o público nos dê a honra de acompanhar esta homenagem que faremos ao Rei do Ritmo”, afirma Molina.
Comentários