CULTURA
Ramalho Leite é eleito novo imortal da APL
Advogado, jornalista, escritor e ex-deputado federal Ramalho Leite é o novo imortal da Academia Paraibana de Letras (APL).
Publicado em 19/10/2013 às 6:00
O advogado, jornalista, escritor e ex-deputado federal Ramalho Leite é o novo imortal da Academia Paraibana de Letras (APL).
Na eleição realizada ontem pela manhã, das 8h30 às 12h, o único candidato a concorrer pela vaga da cadeira nº 7, ocupada pelo ex-governador Dorgival Terceiro Neto (1932-2013), conquistou 18 dos 24 votos computados pela comissão formada pelos acadêmicos Wills Leal, Gonzaga Rodrigues e Juarez Farias.
"É uma cadeira de jornalistas", declarou Ramalho Leite, referindo-se ao seu antecessor, morto em abril, e ao patrono de sua cadeira, o também jornalista Coriolano de Medeiros (1875-1974). "Agora eu vou cuidar de organizar a posse e me colocar à disposição da APL, que é uma casa de intelectuais e homens de cultura, a fim de colaborar e também aprender."
Segundo o presidente da APL, Damião Ramos Cavalcanti, a data da posse será divulgada em breve. Nascido em 1943, na cidade de Bananeiras (no Brejo, a 141 quilômetros da capital), Ramalho Leite foi deputado estadual, deputado federal, promotor de justiça, secretário municipal de João Pessoa e procurador do Estado da Paraíba.
Autor de O Poder do Bom Humor (2007) e Em Prosa e Verso: Mais Histórias do Folclore Político da Paraíba (2011), tem um outro livro no prelo: A Botija do Camucá, que será lançado em novembro.
Comentários