icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Retrospectiva 2022: lançamentos da música paraibana

De janeiro a dezembro, cantores e grupos musicais lançaram diversos álbuns, EP's e singles.

Publicado em 30/12/2022 às 6:31


                                        
                                            Retrospectiva 2022: lançamentos da música paraibana

O ano de 2022 foi bastante movimentado na música paraibana. De janeiro a dezembro, cantores e grupos musicais lançaram álbuns, EP's e singles.

Teve novidade para os mais variados gostos, do forró ao R&B, passando pelo pop e MPB. O JORNAL DA PARAÍBA preparou uma lista com os principais lançamentos.

Agnes Nunes - Menina Mulher

Em janeiro, Agnes Nunes lançou o seu primeiro álbum de estúdio, o ‘Menina Mulher’. A cantora misturou o jazz, o R&B, a MPB e o pop, em um trabalho que marca seu amadurecimento.

Elon - Tateia

Em janeiro, o paraibano Elon, integrante da banda Quadrilha, lançou seu primeiro álbum solo, o ‘Tateia’. O disco tem sete canções de sua autoria e parcerias com Nathália Bellar, Guga Limeira e Lucas Gaião, além da participação de Quei Souto.

Luana Flores - Nordeste Futurista

Em janeiro, a multi-artista paraibana Luana Flores lançou uma versão audiovisual do EP ‘Nordeste Futurista’. No filme de 17 minutos de duração, a mestra de coco Vó Mera é transportada para uma realidade virtual do Nordeste brasileiro, através de um óculos. As cenas foram gravadas na Paraíba, e a equipe é formada majoritariamente por mulheres nordestinas.

Mayana Neiva - Cordel da Mulher Paraibana e Marca-Passo

Em março, no Dia Internacional da Mulher, a atriz paraibana Mayana Neiva se lançou no mundo da música e lançou 'Cordel da Mulher Paraibana’. As cenas foram gravadas em Coremas, Pico do Jabre (Matureia) e Patos, no Sertão paraibano.

Em dezembro, ela lançou outra música, ‘Marca-Passo’, com um vídeo que teve imagens gravadas no Sertão também.

Juliette - Cansar de Dançar

A cantora paraibana Juliette Freire lançou lançou em maio o single ‘Cansar de Dançar’, que também ganhou um videoclipe.

‘Cansar de Dançar ’ foi a primeira canção lançada ao público onde a cantora participa do processo de composição. A música foi criada em parceria com mais três paraibanos: Juzeh, Luket e Lucas Dantas.

Cabruêra - Sol a Pino

Em junho, Cabruêra lançou o álbum ‘Sol a Pino’, sexto disco da carreira do grupo. Mixado na Colômbia, pelo produtor Felipe Alvarez, a previsão de lançamento era para 2020. Segundo o vocalista e fundador, Arthur Pessoa, a pandemia colaborou para o atraso.

Guga Limeira - álbum homônimo

Em junho, o cantor e compositor Guga Limeira, integrante da banda-fôrra e Quadrilha, lançou seu primeiro álbum solo em todas as plataformas digitais de música. O álbum leva o nome do artista e tem oito faixas autorais.

Banda Tenaz - Sereno

Em julho, a banda de indie rock Tenaz lançou seu segundo EP, o ‘Sereno’. O trabalho é composto por quatro canções de autoria de Andrei Lira e arranjadas por Danilo Pacine.

Arquiza - Chapadinha com Você

A cantora e drag queen paraibana Arquiza, que participou do reality show da HBO Max ‘Queen Stars Brasil’, lançou, em agosto, o single ‘Chapadinha com Você’. O single é um bregafunk pop, que a cantora disse ser quente e irreverente, ao mesmo tempo que mescla a regionalidade com o lado erudito.

Chico César - Vestido de amor

Em setembro, Chico César lançou o aguardado álbum ‘Vestido de Amor’, trabalho que foi gravado na França. Uma das participações é do cantor Salif Keita, que é citado no trecho da canção ‘À Primeira Vista’: “quando vi Salif Keita dancei”.

Emerald Hill - Cidades em Chamas

Em outubro de 2022, a banda Emerald Hill lançou o álbum ‘Cidades em Chamas’, o segundo da carreira. Em 12 faixas, o lançamento trouxe letras que retratam angústias e conflitos na relação com a cidade.

Quatro das 12 faixas foram lançadas como single anteriormente: ‘Feliz Aniversário’, ‘Titanic (1997)’ e ‘Corpo’, divulgadas entre outubro e novembro de 2021, e ‘Cidades em Chamas’.

Escurinho - O bom é tomar cuidado

O cantor, compositor, ator e percussionista Escurinho lançou, em outubro, o EP ‘O Bom é Tomar Cuidado’, com quatro músicas inéditas. Este é o primeiro lançamento desde o disco ‘Ciranda de Maluco’, de 2015.

Lucy Alves - Perigosíssima

A paraibana Lucy Alves lançou no dia 13 de outubro a edição deluxe do álbum 'Perigosíssima', com faixas inéditas. Em junho, ela havia lançado o live session do trabalho.

A atriz e cantora mesclou forró e pop em seu mais novo trabalho. O disco tem participações de Eric Land, na faixa Relance, Michele Andrade, em Beijo Ocupado, e conta com a produção musical do também paraibano Toim do Gado, de João Pessoa. A direção artística é de Hyago Lima.

Bixarte - Bibi Perigosa

Em novembro, a cantora paraibana Bixarte lançou seu primeiro single pop, ‘Bibi Perigosa’. Além da música, a artista também divulgou o clipe. A aposta é em ritmos latinos, diferente de seus últimos trabalhos com rap.

Pedro Indio Negro - Livrai-nos do Mal

Em novembro, o cantor Pedro Índio Negro lançou o álbum 'Livrai-nos do mal'. Com oito faixas autorais, o artista trouxe influências de vários estilos musicais, como funk e rock.

Imagem

Luana Silva

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp