icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Semana de Revitalização Cultural do Teatro Minerva tem início

Evento, no primeiro teatro fundado no estado, começa nesta terça-feira (19)  e conta com espetáculos, sarau e debates.

Publicado em 19/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:03

"O Teatro Minerva continua vivo", é o alerta do seu diretor, Eliézer Rolim, sobre o equipamento cultural fundado em 1859, em Areia, no Brejo paraibano, sendo o primeiro equipamento teatral a ser fundado no Estado.

Para mostrar a pulsação do espaço, começa hoje na cidade brejeira a primeira edição da Semana de Revitalização Cultural do Teatro Minerva. Coordenado por Rolim, o evento apresentará gratuitamente até o dia 24 espetáculos, música, exibições audiovisuais, sarau e debates.

O homenageado da estreia é o pintor, escritor, político, filósofo e cientista areense Pedro Américo (1843-1905), em virtude dos 172 anos de seu nascimento, relembrado no dia 29 de abril.

Diretor desde o final do ano passado, Eliézer Rolim aponta que existe duas frentes na batalha para chamar a atenção para o Teatro Minerva: "chamar a atenção sobre os problemas estruturais do prédio, mas também chamar a atenção do imaterial, a luta da sociedade local se alimentar de cultura", explica.

Sobre a revitalização física do local, Rolim frisa que será uma luta a longo prazo, pois o objetivo não é apenas chamar a atenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas também promover a mobilização e conscientização com a população de Areia.

CARTAS DE AMÉRICO
Nesta terça-feira, a partir das 14h, no Minerva, a abertura ficará por conta de um debate do próprio diretor do teatro sobre 'O Poder da Cultura', seguido do lançamento oficial do site do projeto, onde se pode encontrar toda a programação do evento (www.teatrominervarevitalizacao.com.br).

Começam hoje também as cinco oficinas da edição – Aquarela, Teatro, Canto Coral, Dança e Fotografia –, além da exibição, a partir das 19h30, do longa-metragem O Sonho de Inacim - O Aprendiz do Padre Rolim (2010) e o lançamento dos curtas Águas de Areia e Mariza, Essa Mulher, ambos produzidos por alunos da cidade e do Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Na programação, acontecerão ainda as apresentações do Quinteto de Trombones da Paraíba (na quinta-feira), do espetáculo A Saga de Daluz, do Grupo Experimental Cena Aberta (sábado), e do Balé Popular, com direção de Maurício Germano (domingo), todos sempre às 20h.

Outro destaque acontecerá na quinta, às 17h, com a apresentação de um sarau com as cartas de Pedro Américo quando o paraibano estava na Europa e escrevia para os jornais cariocas. "São textos do fundo do baú, que não são conhecidos, cedidos pelo Museu Casa Pedro Américo", conta Eliézer Rolim.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp