CULTURA
Sesc Paraíba comemora Dia do Folclore com programação especial
Programação tem início nesta segunda-feira (23). Comemoração acontece nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras.
Publicado em 23/08/2010 às 12:40
Da Redação
Com Assessoria do Sesc
O Dia do Folclore, 22 de agosto, será comemorado a partir desta segunda-feira (23) pelo Sesc Paraíba que preparou uma programação muito especial com apresentação de grupos folclóricos, exposições e comidas típica. As atividades culturais acontecem nas cidades de João Pessoa, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras.
Na capital, a comemoração acontece na Área de Lazer do Sesc Centro com apresentações dos grupos folclóricos Tenente Lucena, Mulheres do Cangaço e o Dinâmico Cultural. A programação acontece durante todo o dia, das 9h às 17h.
Cerca de 600 pessoas poderão conferir vários ritmos como xaxado, coco de roda e ciranda, e ainda participar de um momento de resgate das brincadeiras populares.
Em Guarabira, o Sesc, em parceria com a prefeitura, realiza o VI Folclo'Art, que conta com a apresentação do Grupo Tenente Lucena na abertura. A data será celebrada na unidade da instituição com apresentações de repentistas e comidas típicas no dia 25, e também durante toda a semana, de 23 a 27 de agosto, com uma exposição folclórica.
Já no Sesc Patos, a comemoração será no dia 31 com a Feira de Cultura. Todo o público poderá participar do evento que será das 8h às 18h. Lá, os alunos irão expor o que aprenderam em oficinas durante todo o mês.
Na cidade de Sousa, o Dia do Folclore também será vivenciado com uma Feira de Cultura, no dia 29, das 8h às 11h. O evento acontecerá na Feira Pública, no Bairro da Estação, e contará com apresentações de violeiros, desfiles de personagens típicos da região e exposição de pinturas em tecido. Além disso, os participantes da feira poderão cair na dança com uma quadrilha e uma ciranda improvisada.
Em Cajazeiras, os alunos tanto da EJA como do Projeto Habilidade de Estudo (PHE) vivenciaram na sala de aula a Semana do Folclore. Eles aprenderam mais sobre as lendas, participaram de contação de histórias e assistiram apresentações de fantoches sobre as tradições folclóricas.
Comentários