SILVIO OSIAS
Juca Chaves protestou contra a democracia e ficou calado na ditadura militar
Publicado em 27/03/2023 às 9:20
Juca Chaves (Foto/Divulgação) morreu na noite de sábado (25) num hospital em Salvador. Com Mal de Alzheimer, o compositor, cantor e humorista teve complicações cardiorrespiratórias. Estava com 84 anos.
A primeira lembrança que tenho dele é de um 78rpm com Brasil Já Vai à Guerra de um lado e Por Quem SonhaAna Maria do outro. Se Por Quem Sonha Ana Maria era uma modinha, Brasil Já Vai à Guerra misturava protesto com humor.
"Brasil, terra adorada/Comprou um porta-aviões/Oitenta e dois bilhões/Brasil, oh pátria amada/Que palhaçada", dizia a letra. Ouçam.
Presidente Bossa Nova é o título de outra música de protesto de Juca Chaves. Veja um trecho da letra: "Bossa nova mesmo é ser presidente/Desta terra descoberta por Cabral/Para tanto basta ser tão simplesmente/Simpático, risonho, original/Depois desfrutar da maravilha/De ser o presidente do Brasil/Voar da Velhacap pra Brasília/Ver a alvorada e voar de volta ao Rio".
Mais uma das suas músicas de protesto, Dona Maria Tereza, começava assim: "Dona Maria Tereza, diga a seu Jango Goulart/Que a vida está uma tristeza, que a fome está de amargar/E o povo necessitado, precisa um salário novo/Mais baixo pro deputado, mais alto pro nosso povo".
E, por fim, Caixinha, Obrigado: "A situação do Brasil vai muito mal/Qualquer ladrão é patente nacional/Um policial, quase sempre, é uma ilusão/E a condução é artigo racionado/Porém, ladrão... isso tem pra todo lado/Caixinha, obrigado!".
Vamos lá. A compra do porta-aviões à Inglaterra foi no governo de Juscelino Kubitschek. O presidente que Juca Chaves chamou de Bossa Nova também foi JK. Maria Tereza era a mulher do presidente João Goulart. E Caixinha,Obrigado é do tempo, antes do golpe de 64, em que - me conta um contemporâneo - o artista se hospedava na Vila Militar do Grupamento de Engenharia, onde tinha parentes. Daí a menção à praia de Tambaú na letra: "Tem curandeiro nesta terra pra chuchu/Rio de Janeiro tá pior que Tambaú".
Em 1968, quando o regime militar caminhava para o endurecimento, foi lançado o LP As Músicas Proibidas de JucaChaves, que era vendido abertamente em todas as lojas de discos. Claro! As tais músicas proibidas satirizavam governos democráticos e legitimamente eleitos, como os de JK e Jango.
O Juca Chaves dos anos 1970 e 1980 fazia shows contando piadas preconceituosas e pedia que o público, indo ao teatro e adquirindo seu disco ao vivo, o ajudasse a comprar seu caviar.
No noticiário sobre sua morte, muito se falou dos seus protestos contra a ditadura e de que foi perseguido pelos militares. Se os leitores e leitoras da coluna conhecem alguma música que Juca Chaves fez protestando contra o regime de exceção iniciado em 1964, peço que me corrijam. Na minha memória, ele protestou contra os governos democráticos de Juscelino Kubitschek e João Goulart. E ficou calado na ditadura militar.
Comentários