CULTURA
UFPB lança série de DVDs
UFPB lança nesta quinta-feira (4) série com 11 DVDs que trazem os depoimento de 25 personalidades, vítimas da Ditadura Militar.
Publicado em 04/04/2013 às 6:00
O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança hoje, em João Pessoa, uma série com 11 DVDs que dá voz a cidadãos perseguidos durante a Ditadura Militar, que perdurou no Brasil entre 1964 e 1985.
Os DVDs serão apresentados no decorrer do seminário Repressão e Resistência na Paraíba: Compartilhando Memórias, que ocorre a partir das 8h30, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).
Segundo a professora Lúcia Guerra, coordenadora do projeto Compartilhando Memórias, os DVDs trazem os depoimentos de 25 personalidades, entre elas a atriz Zezita Matos, o artista plástico Flávio Tavares e os escritores Jomard Muniz de Brito e Carlos Aranha.
Alguns dos participantes estarão presentes no seminário, que começa com uma mesa redonda com as falas do presidente da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória, Paulo Giovani, e do Comitê Paraibano da Verdade, Memória e Justiça, José Emilson Ribeiro.
"É uma feliz coincidência que os DVDs estejam sendo lançados em uma semana em que todo o Brasil relembra o período da Ditadura Militar com o intuito de que tais acontecimentos não se repitam na história do país", afirma Lúcia Guerra, referindo-se ao cerceamento das liberdades individuais e à violência praticada na época. "Precisamos passar a limpo a história deste regime autoritário e os estragos que ele provocou na população brasileira para evitar a ilusão de que os regimes de força sejam a solução para os problemas da sociedade".
Comentários