CULTURA
Uma festa popular
Diretor da Funjope anuncia programação da Festa da Neves; além das atrações Lúcio Vilar trouxe novidades sobre a Virada Cultural de João Pessoa.
Publicado em 28/07/2012 às 6:00
A Festa das Neves este ano terá Odair José, Zeca Baleiro, Wanderléia, Renato e Seus Blue Caps e Jerry Adriani. A programação foi anunciada ontem em João Pessoa pelo diretor executivo da Funjope, Lúcio Vilar.
Segundo ele, o evento terá um caráter eminentemente popular e mobilizará um público de várias gerações: "A programação passeia por estilos que vão do brega autêntico à jovem guarda, algumas vertentes definidoras para as novas expressões da MPB", disse Vilar, que brincou com um dos ícones do festejo: "Até a monga, este ano, estará de volta".
Na presença do titular da divisão de Literatura, Biblioteca e Editoração da Funjope, Carlos Aranha, o diretor executivo aproveitou para dar uma prévia do Agosto das Letras (ora 'Augusto das Letras', por homenagear o centenário de Augusto dos Anjos).
De acordo com as informações da Funjope, já estão confirmados para os debates nomes como Carlos Heitor Cony, Antônio Carlos Secchin, Eucanaã Ferraz e os colunistas do JORNAL DA PARAÍBA Chico Viana e Braulio Tavares.
"Para usar uma palavra da moda, o Augusto das Letras será um evento multimídia, que não irá se limitar aos debates", contou Aranha, que está organizando uma agenda de shows, exposições e recitais que irá ocupar, entre os dias 24 a 31 de agosto, a Sala Funjope (ainda em reforma), a Casa de Musicultura, o Casarão 34 e o Manaíra Shopping.
VIRADA JP
Com exclusividade, Lúcio Vilar também relatou os avanços na formatação da virada cultural de João Pessoa, que ocorrerá em novembro e está provisoriamente batizada de 'Virada JP'.
O diretor da Funjope esteve em São Paulo na semana passada e amadureceu a ideia de um corredor que será desenhado na avenida Epitácio Pessoa, das imediações do centro à praia, cenário para uma programação cultural com duração prevista de 30 horas.
Na próxima segunda-feira a Funjope encaminhará também para a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a proposta de uma parceria para a "repatriação" do acervo de Walfredo Rodriguez, atualmente em posse da instituição.
Comentários