icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Vozes de todo o país na UFPB

O 11º Festival Paraibano de Coros (Fepac), evento de caráter nacional, irá começar nesta quarta-feira (30) com as apresentações de onze corais.

Publicado em 30/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37

Cerca de duas mil vozes vão soar na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na Universidade Federal da Paraíba, durante quatro dias. O 11º Festival Paraibano de Coros (Fepac), evento de caráter nacional, irá começar hoje com as apresentações de onze corais, mas terá apresentações até sábado com grupos musicais de várias regiões do Brasil. As apresentações do Fepac vão começar sempre a partir das 18h30, com entrada gratuita.

O festival irá receber coros dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e o Distrito Federal. Haverá apresentações de 42 grupos, entre infantis, adultos e corais da melhor idade. A Paraíba será representada por 23 grupos das cidades de João Pessoa, Lucena, Boa Vista e Nova Floresta.

De acordo com o maestro Eduardo Nóbrega, coordenador do festival, o projeto começou em 2003 com a intenção de fortalecer os corais na região. “O objetivo principal era resgatar a importância do canto coral na nossa cidade e no nosso Estado”, explica. O maestro conta que na década de 80, João Pessoa era uma cidade que respirava o canto coral, mas que depois do surgimento da orquestra sinfônica do Estado a cidade passou a ser muito mais instrumental e o coro ficou relevado a uma atividade de segundo plano.

Nesta quarta-feira, o concerto começará com a apresentação do Coral Art’Encanto, de João Pessoa, regido pelo maestro Jean Fidelis, seguido pela apresentação de mais dez corais. Entre eles estão nove corais de João Pessoa e o Coral Setran Art do Belém do Pará.

O festival também vai receber o maestro do Coral Globo Rio, professor da Unirio, Eduardo Lakschevitz (RJ), para ministrar uma palestra voltada para empresários e trabalhadores de empresa, associando coro com a dinâmica empresarial. O evento acontecerá na sexta-feira, no prédio da Fiepi, perto do Pavilhão do chá. A partir das 8h, com entrada gratuita. Café da manhã para indústria.

O Fepac também contará com a presença do professor Eduardo Fernandes (SP) - regente do Coral da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que ministrará a oficina ‘Percussão Corporal Aplicada à Música Vocal’ para todos participantes do festival. A oficina acontecerá no Departamento de Música da UFPB, no auditório Geraldo Parente, na quinta-feira (31) e sexta-feira (1º) das 14h às 17h, e no sábado (2) das 9h às 12h. A oficina tem apenas 40 vagas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp