Paraíba registra quase 29 mil novos microempreendedores individuais em 2020

Apesar da pandemia, quantidade de novos microempreendedores individuais ultrapassou a registrada no ano passado.

A Paraíba registrou novos 28.982 microempreendedores individuais em 2020, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Sebrae. Apesar da crise econômica ocasionada pela pandemia do novo coronavírus ao longo deste ano, a quantidade de novos microempreendedores individuais apresentou um aumento de mais de mil registros frente aos números de 2019.

A maior parte dos novos microempreendedores é composta por homens, mas as mulheres se destacaram neste cenário, em comparação com os registros dos últimos anos. Dos quase 29 mil novos microempreendedores, 16.266 foram homens e 12.692 são mulheres – 43,8%.

Para Ivani Costa, gerente da unidade de gestão estratégica e monitoramento do Sebrae Paraíba, parte do aumento de microempreendedores individuais se deve à alternativa encontrada pelo empreendedores nas facilidades de abertura.

“Outro ponto que precisa ser verificado é o grau de correlação com processos de terceirização na prestação de serviços. A pandemia e seus efeitos na economia também impactaram na criação de novos tipos de negócios para acomodar as novas demandas dos consumidores nesse período”, destaca a gerente.

Atividades relacionadas ao comércio de artigos do vestuário, perfumaria, bebidas e cuidados com animais de estimação, seguem em crescente expansão. Esses setores foram responsáveis pelos números mais expressivos ao longo deste ano