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ECONOMIA

Acordo garante serviços essenciais

Para minimizar transtornos acordo foi firmado para garantir pagamentos de salários, abasteciemnto de caixas e atendimentos pontuais.

Publicado em 27/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:43

Uma espécie de trégua. Assim pode ser chamado o acordo feito ontem entre representantes de seis instituições financeiras, Ministério Público Estadual, o Procon Estadual e Sindicato dos Bancários.

Durante uma audiência realizada ontem, o grupo decidiu garantir o pagamento dos servidores públicos, manter o abastecimento dos caixas eletrônicos, disponibilizar um funcionário do banco para auxiliar os clientes hipossuficientes, como idosos e deficientes, no recebimento de seus vencimentos e não prejudicar o consumidor no caso de compensação de cheque que não tenha fundo.

Segundo o secretário executivo do Procon Estadual, Marcos Santos, há ainda a proposta de que, após a greve encerrar, os consumidores terão até 48 horas para quitarem suas pendências junto às instituições financeiras sem qualquer ônus. Contudo, essa proposta ainda não está fechada, pois depende das matrizes dos bancos.

“Entendemos que a greve é justa, mas traz transtornos ao consumidor. Então, buscamos o diálogo para tentar minimizar os prejuízos para a população”, enfocou Marcos Santos.

A iniciativa do promotor de Defesa do Consumidor, Glauberto Bezerra, e Marcos Santos foi baseada nas denúncias da população que chegaram ao Procon-PB por conta da greve dos bancários. Marcos Santos explicou que, com a paralisação, há grande dificuldade dos paraibanos fazerem depósito, daí o maior risco dos cheques não terem fundos quando forem compensados. Segundo ele, se o cheque pós-datado e custodiado for compensado e não tiver fundo, o consumidor não terá seu nome incluído no SPC nem no Serasa.

“O banco pediu cinco dias para avaliar esta decisão em relação aos cheques compensados, mas se a sugestão não for acatada vamos ajuizar uma ação civil pública para solicitar o seu cumprimento no Judiciário, porque a greve gera danos morais, materiais e coletivos ao povo”, disse.

Ainda ficou acordado com a categoria que os envelopes para depósitos bancários serão disponibilizados. Em cada agência bancária ainda terá um funcionário trabalhando internamente para auxiliar o idoso, portador de necessidade especial, aposentado ou pensionista sobre eventuais dificuldades no acesso aos serviços bancários.

AUDIÊNCIA

Participaram da audiência os representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, HSBC, Banco do Nordeste e Itaú, além de um representande do Sindicato dos Bancários da Paraíba, da promotoria do cidadão e Procon-PB.

Imagem

Jornal da Paraíba

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