icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Alto Sertão da Paraíba terá unidade de beneficiamento de mel

Poço José de Moura utilizará experiência de outra unidade para conseguir registro do Ministério da Agricultura.

Publicado em 06/04/2011 às 14:53

Da Redação
Com Assessoria Sebrae-PB


Mais uma unidade de beneficiamento de mel será construída na Paraíba. Desta vez a sede implantada atenderá cerca de 80 apicultores do município Poço José de Moura e das localidades vizinhas, que ficam no Alto Sertão do Estado. Na unidade serão realizadas a extração e a preparação básica do mel para comercialização dos produtos que poderão ser vendidos em todo o território nacional. A previsão é que as obras estejam concluídas até o início de 2012.

Como a construção da unidade deve atender às exigências de higiene, fabricação e qualidade feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), os apicultores visitaram no início desta semana a Unidade de Beneficiamento de Mel, no Sítio Papagaio, em Cacimba de Areia, para observar a estrutura física. Localizada no Sertão paraibano, a usina servirá de referência para a construção da nova Casa do Mel em Poço.

Seguindo as especificações do Ministério e exemplo de Cacimba, a nova unidade poderá já começar o funcionamento com o registro legalizado de unidade de processamento cedido pelo Mapa.

“A construção garantirá aos apicultores a posse do registro de Estabelecimento Relacionado (ER), que é um selo concedido pelo órgão e é o que de fato condiciona a venda do produto em todo o Brasil”, explica Fabrício Vitorino, gestor do Projeto APIS do Sebrae em Sousa.

O mel é o único produto comercializado pelos cultivadores em Poço José de Moura com escoamento hoje apenas na região. Após a construção da unidade de extração e beneficiamento, estando regularmente legalizada, o produto poderá ser comercializado também em todo território nacional, o que irá incrementar a atividade e o consequente aumento da renda do produtor.

Mel paraibano

Com crescimento exponencial de 273,2% no período de 2004-2009, o mercado do mel na Paraíba já desponta como uma oportunidade de negócio para pequenas cooperativas de diversas regiões do Estado como Mata Paraibana, Brejo, Curimataú, Seridó e Sertão.

Dados do IBGE revelam que a produção saltou de 73 mil quilos, em 2004, para 272,5 mil quilos, em 2009, último dado da pesquisa. Somente o município de Catolé do Rocha concentra metade da produção do Estado (136,7 mil). Em 2009, o valor comercializado atingiu R$ 1,142 milhão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp